Artigo da .net Magazine 41 - 10 ferramentas para turbinar o desenvolvimento com .NET

Esse artigo apresenta diversas ferramentas para auxílio ao desenvolvimento de sistemas para plataforma Microsoft.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Ferramentas

10 Ferramentas para turbinar o desenvolvimento com .NET

 

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

Ferramentas para auxílio ao desenvolvimento de sistemas para plataforma Microsoft

Visual Studio

 

 

 

Sabemos que a comunidade de desenvolvedores para a plataforma Microsoft está bem servida. Não há hoje nenhuma ferramenta que supere o Visual Studio enquanto Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE).

Com ele, podemos desenvolver código com auxílios fenomenais como o Intellisense, atuar junto às bases de dados e aos servidores com o Server Explorer e trabalhar em times com o Team Explorer. Podemos ainda criar diagramas de classe integrados diretamente às classes desenvolvidas, dentro do IDE, sem precisar pagar um centavo a mais.

Podemos contar também com um ambiente preparado para trabalhar com versionamento de código. E o melhor de tudo: o ambiente é altamente extensível, indicando que você mesmo pode escrever ferramentas para melhorar o comportamento do IDE ou até alterá-lo completamente.

Não bastasse tudo isso, a depuração do código dá suporte à resolução profunda de bugs, dando ao desenvolvedor a capacidade de analisar variáveis, ver threads independentes (além de congelar ou retomar threads), parar o código onde quiser, acompanhar a pilha de chamadas, e isso tudo para código compilado em DLLs, aplicativos desktop, Web, Mobile, e também para scripts interpretados, como o JavaScript, o que tornou desnecessária uma ferramenta só para depurar ou escrever JavaScript.

Por que então um artigo sobre ferramentas, se já estamos munidos tão bem com o Visual Studio? A resposta é simples: o Visual Studio integra em si diversas funcionalidades diferentes, mas não atende absolutamente todos os cenários.

Isso é fato reconhecido pela própria Microsoft, ao ponto dela construir o mecanismo de extensibilidade para permitir que a ferramenta possa, através dessas extensões, atender melhor os casos muito específicos, onde não vale a pena que ela mesma desenvolva uma ferramenta para tal caso ou pelo menos não em determinado release.

E ao longo do tempo a Microsoft tem reconhecido algumas funcionalidades feitas pela comunidade e integrado soluções semelhantes ao Visual Studio, sempre que possível e que a demanda justifique. Quando isso não é possível cabe à comunidade continuar desenvolvendo e mantendo as ferramentas independentes.

Uma caixa de ferramentas

Vou mostrar dez ferramentas que vão auxiliá-lo no desenvolvimento de software. Provavelmente você já possui diversas ferramentas interessantes que utiliza e que melhoram sua produtividade, então vou sugerir mais algumas, de forma que você crie ou amplie a sua caixa de ferramentas.

As ferramentas sugeridas, por serem feitas por fabricantes ou desenvolvedores independentes, não necessariamente se integram umas às outras ou ao IDE (embora algumas o façam), mas com certeza provam seu valor ao serem utilizadas.

 

Nota: Algumas ferramentas podem modificar seu layout, após o fechamento dessa edição, portanto, veja a versão mais recente nos links.

 

As que se integram com o Visual Studio o fazem tão bem que utilizá-las acaba se confundindo com o uso do IDE, de tão transparentes e bem feitas que são. A lista das ferramentas esta presente na Tabela 1.

"

Ferramenta

Fabricante

Função

Fiddler (e seus add-ins  RPASpy e SyntaxView)

www.fiddlertool.com

Visualizar e alterar todo o tráfego Web

Microsoft

O Fiddler permite visualizar e alterar todo o código trafegado entre a sua máquina e um Web Server. Ele cria um proxy na própria máquina e automaticamente altera as configurações de proxy do Internet Explorer tornando-se o proxy padrão. Permite então que as chamadas HTTP sejam vistas e alteradas em seu estado bruto.

É excelente na depuração de bugs e na verificação de erros de falta de acesso ou permissão.

Reflector (e seus add-ins)

www.aisto.com/roeder/dotnet

Fazer engenharia reversa de código .NET

 

Lutz Roeder

O Reflector é capaz de fazer a engenharia reversa de qualquer código gerenciado .NET, das versões 1.0 a 3.0.

É possível ver o código em várias linguagens (IL, C#, VB entre outras), e até mesmo exportá-lo. Não fosse tudo isso, ainda é muito extensível.

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados