Por que eu devo ler este artigo:O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis é uma realidade cada vez mais presente na vida das empresas e dos desenvolvedores. Entretanto, desenvolver uma aplicação para cada sistema operacional móvel disponível é extremamente complicado e custoso. Pensando nisso, neste artigo apresentaremos o Apache Cordova Framework, que possibilita o desenvolvimento móvel multiplataforma, e o Apache Cordova Tools do Visual Studio, que facilita a utilização desse framework.

A evolução tecnológica trouxe consigo a criação de novos dispositivos de comunicação, sistemas operacionais e novos meios de interagir com o usuário. Vieram também alguns novos problemas, sendo um deles a complexidade de se desenvolver aplicações capazes de atender a toda a demanda gerada por dispositivos móveis.

O desenvolvimento de aplicações que antes era destinado a desktops ou web, agora deve ser adaptado para dispositivos móveis, que executam sobre as mais diversas plataformas operacionais, tais como: iOS, Windows Phone, Android, BlackBerry, entre outras, cada uma com suas características e exigências, como linguagens específicas para desenvolvimento de aplicações e forma de as mesmas acessarem os recursos de hardware. Uma técnica que pode auxiliar nesse processo é o desenvolvimento de aplicações baseadas em HTTP, entretanto esses tipos de aplicação possuem limitações que, por muitas vezes, tornam seu uso impraticável.

Criar sistemas que sejam executáveis em todas as plataformas simultaneamente não é uma tarefa simples, e na maior parte dos casos pode exigir a utilização de várias IDEs de desenvolvimento ou, pelo menos, diversos plug-ins, deixando o processo de desenvolvimento de aplicativos móveis extremamente demorado. Além disso, ainda que seja possível através da ferramenta utilizada compilar aplicações para diversos sistemas operacionais, ocasionalmente é necessária a inserção de códigos para direcionar a compilação. Uma opção viável é desenvolver aplicações móveis baseando-se nos conceitos do desenvolvimento web, ou seja, utilizando HTML, CSS e JavaScript. Ainda assim o processo pode não ser muito fácil, requerendo profundo conhecimento nas tecnologias citadas e, novamente, tornando a questão da produtividade um problema.

Em meados de 2012, a Apache Software Foundation lançou o projeto Apache Cordova com a proposta de oferecer um framework open-source para o desenvolvimento de aplicações multiplataformas baseadas no modelo web. Desde então o projeto vem evoluindo, permitindo a criação de aplicações mobile através da utilização de recursos como HTML5, CSS3 e JavaScript.

Neste artigo será abordado o Apache Cordova Framework, mais especificamente sua instalação, configuração e utilização a partir do Microsoft Visual Studio. Veremos como utilizar alguns dos recursos disponibilizados pelo Cordova enquanto é desenvolvida uma pequena aplicação que permite a utilização de um banco de dados SQLite.

O propósito da aplicação que iremos criar é demonstrar como desenvolver um sistema que utilize recursos de banco de dados e, também, acesse alguns recursos nativos do dispositivo móvel através das APIs fornecidas pelo Apache Cordova Framework. Para manter a simplicidade do artigo e facilitar o aprendizado do leitor, optou-se pelo desenvolvimento de uma aplicação mais simples, sem relação direta com problemas reais, mas que faz a utilização de recursos que são aplicados no desenvolvimento de qualquer outra aplicação, das mais simples às mais complexas, sendo muito útil para os problemas que podem ser encontrados no seu dia a dia.

O que é e como funciona o Apache Cordova

O Apache Cordova é basicamente um framework livre e de código aberto desenvolvido para auxiliar na construção de aplicações multiplataformas baseadas no modelo web, oferecendo, assim, suporte a HTML, CSS e JavaScript. Todos os recursos oferecidos por ele são nativos e homologados pela W3C (World Wide Web Consortium), logo são suportados por qualquer navegador de internet. Entretanto, nem tudo pode ser feito utilizando somente recursos nativos do navegador. Em determinadas aplicações se faz necessário acessar recursos do aparelho, tais como câmera, contatos, GPS e diversos outros, o que não se pode fazer utilizando HTML, CSS ou JavaScript. Para contornar esse problema, o Apache Cordova implementa uma série de APIs que ampliam as capacidades do framework.

O Apache Cordova é constituído pelos seguintes componentes:

  • Código fonte para construção de aplicações multiplataformas baseadas no modelo web, sendo capaz de oferecer suporte para cada uma das plataformas operacionais utilizadas em dispositivos móveis. O código é empacotado em um container que processa o aplicativo web Cordova no dispositivo;
  • Um conjunto de APIs principais (fornecidas como plug-ins) ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo