Artigo da .net Magazine 41 - Construa um sistema e gerencie suas campanhas de E-mail Marketing

Neste artigo você aprenderá como construir um sistema Web que cadastra campanhas, constrói e-mails com aparência profissional, envia-os aos seus clientes e por fim traz informações úteis sobre cada campanha realizada.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Mão na Massa

Construa um sistema e gerencie suas campanhas de E-mail Marketing

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·Envio de e-mails;

·E-mail x Spam

·FreeTextBox;

·Cadastramento e exclusão de clientes via página Web.

Visual Studio 2005, ASP.NET 2.0 e C#.

 

Com o advento da internet, o fluxo de informação em alta velocidade se tornou algo banal nos dias de hoje. As pessoas esperam cada vez mais serviços rápidos, qualidade do produto final e satisfação garantida.

Aliando a internet com a necessidade de excelência, as empresas tentam a todo custo e de todas as formas, identificar padrões, analisar processos e aplicar formas diferentes e criativas para que a sua imagem seja eficazmente impressa na mente do mercado consumidor.

Várias são as técnicas estudadas e abordadas nas literaturas sobre Marketing focando metodologias de como conseguir bons resultados fazendo propaganda. Uma dessas técnicas é o chamado E-mail Marketing.

  Neste artigo você aprenderá como construir um sistema Web que cadastra campanhas, constrói e-mails com aparência profissional, envia-os aos seus clientes e por fim traz informações úteis sobre cada campanha realizada.

Não se limitando somente a isso, serão apresentadas informações importantes sobre E-mail Marketing, além das melhores práticas na elaboração dos seus e-mails.

Mas afinal o que é o E-mail Marketing?

Você pode considerar cartazes, propagandas de rádio e televisão, anúncios em jornais e todo sortilégio de informativos como meios eficazes de fazer propaganda, o que na verdade realmente são, mas algumas características únicas e muito valorizadas quando se fala em “atingir um determinado público” só podem ser encontradas e aproveitadas utilizando-se a flexibilidade e abrangência da Internet.

Uma dessas e mais nítida característica é a agilidade. Você cria toda uma estrutura para sua campanha de marketing que será feita através de panfletos, define o layout, as informações, imprime os mesmos e os espalha. Quando não mais esperava, uma alteração precisa ser feita.

Pronto! Qual vai ser a demanda de tempo (e custo) para que todos os panfletos sejam retirados, alterados e redistribuídos. Um problema facilmente contornado usando um e-mail, mas não tão simples assim usando-se um método convencional. A agilidade do E-mail Marketing é instantânea, muitas respostas podem ser obtidas imediatamente com a simples confirmação de um E-mail.

  Outro ponto importante é a facilidade de mensuração que esse mesmo apresenta. Com o E-mail Marketing podemos contabilizar quantas pessoas visitaram a página, quantas clicaram em determinado link, quantas abriram, quantas receberam etc. De posse desses dados podemos definir padrões e otimizar ou escalonar o processo de construção de campanhas.

  Com o E-mail Marketing é possível interagir com o cliente sem que seja necessário que ele venha até a empresa. Você pode informá-lo de alguma nova promoção, algum novo produto, vendê-lo, redirecionar esse cliente a uma nova página, o cliente pode solicitar a sua exclusão da lista de contatos, enfim, as possibilidades são inúmeras quando falamos de propaganda pela internet na forma de e-mail.

E-mail Marketing X SPAM

Com isso você pode estar agora se perguntando: “Isso não seria uma definição perfeita para SPAM?” Bem, a resposta é não. O E-mail Marketing é um e-mail que a pessoa recebe em uma caixa de e-mail com endereço fornecido por ela mesma, por vontade própria e com devida autorização, bem ao contrário de um SPAM, que se identifica por ser uma forma de informação induzida sem permissão, mal vista e totalmente antiética.

Uma campanha de E-mail Marketing bem feita é informativa e interessante, o cliente sente gosto a recebê-la, fica ansioso pelas próximas informações e quase sempre participa retornando com opiniões, sugestões, pedidos e reclamações. O que certamente alavanca os negócios e mantém viva na cabeça do cliente uma boa imagem sobre a empresa.

Construindo o sistema de E-mail Marketing

Vamos então começar a construção do nosso sistema?  Usaremos uma pequena base de dados implementada nesse artigo através do MySQL Server 5 (fique a vontade para outro banco). Essa armazenará a relação de clientes cadastrados e as campanhas criadas com suas respectivas informações.

O acesso a ela será feito utilizando-se o namespace System.Data.Odbc. Crie o banco utilizando a ferramenta que lhe for mais agradável. Defina o nome da base de dados como “bd_testes”, em seguida adicione as tabelas e campos seguindo o diagrama da Figura 1.

 

Figura 1. Estrutura do banco de dados

Construída a base de dados criaremos um projeto do tipo ASP.NET Web Site utilizando a linguagem C#. Para isso, abra o Visual Studio 2005, clique no menu File>New Web Site.

A janela New Web Site será apresentada. Selecione ASP.NET Web Site, em seguida defina na lista Location a opção http (usaremos o IIS). Dê o nome do projeto de “EmailMarketing”, selecione Visual C# em Language e dê OK (Figura 2).

 

 

Figura 2. Criando o projeto Web Site

Inserindo uma poderosa ferramenta de texto ao projeto

Feito isso, precisaremos pensar em como o usuário do sistema de E-mail Marketing vai construir o corpo dos seus e-mails a serem enviados. Uma solução óbvia seria trabalhar com um monótono e pouco flexível TextBox, mas se o usuário desejasse enviar um e-mail com texto em negrito por exemplo ou ainda inserir uma imagem.

Aqui você ficaria frente a frente com a limitação dos componentes convencionais do .NET Framework. Então como resolver o problema? Bem, se em algum momento você já precisou enriquecer algum aplicativo Web com uma ferramenta que fornecesse possibilidades de formatação de texto e fez uma pesquisa, deve ter encontrado alguma coisa sobre o componente FreeTextBox.

Muito popular entre os desenvolvedores ASP.NET, o FreeTextBox consiste em uma poderosa ferramenta de edição de textos utilizando rotinas em JavaScript conjuntamente com o ASP.NET.

Disponível e suportada pelas versões 1.0, 1.1 e 2.0 do .NET Framework, ela é adicionada através de uma DLL específica à versão do framework utilizada (neste artigo versão 2.0).

Gratuíto nas versões limitadas, mas que pode ser utilizado sem problemas, o FreeTextBox agrega várias funções, que podem ser opcionalmente retiradas ou incluídas. Capacidades como negrito, itálico, sublinhado, inserção de imagens, modificação de cores e tamanhos, dentre outras, são disponibilizadas pelo componente." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados