Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Mão na Massa
Construa um sistema e gerencie suas campanhas de E-mail Marketing
Este artigo discute |
Este artigo usa as seguintes tecnologias |
·Envio de e-mails; ·E-mail x Spam ·FreeTextBox; ·Cadastramento e exclusão de clientes via página Web. |
Visual Studio 2005, ASP.NET 2.0 e C#. |
Com o advento da internet, o fluxo de informação em alta velocidade se tornou algo banal nos dias de hoje. As pessoas esperam cada vez mais serviços rápidos, qualidade do produto final e satisfação garantida.
Aliando a internet com a necessidade de excelência, as empresas tentam a todo custo e de todas as formas, identificar padrões, analisar processos e aplicar formas diferentes e criativas para que a sua imagem seja eficazmente impressa na mente do mercado consumidor.
Várias são as técnicas estudadas e abordadas nas literaturas sobre Marketing focando metodologias de como conseguir bons resultados fazendo propaganda. Uma dessas técnicas é o chamado E-mail Marketing.
Neste artigo você aprenderá como construir um sistema Web que cadastra campanhas, constrói e-mails com aparência profissional, envia-os aos seus clientes e por fim traz informações úteis sobre cada campanha realizada.
Não se limitando somente a isso, serão apresentadas informações importantes sobre E-mail Marketing, além das melhores práticas na elaboração dos seus e-mails.
Mas afinal o que é o E-mail Marketing?
Você pode considerar cartazes, propagandas de rádio e televisão, anúncios em jornais e todo sortilégio de informativos como meios eficazes de fazer propaganda, o que na verdade realmente são, mas algumas características únicas e muito valorizadas quando se fala em “atingir um determinado público” só podem ser encontradas e aproveitadas utilizando-se a flexibilidade e abrangência da Internet.
Uma dessas e mais nítida característica é a agilidade. Você cria toda uma estrutura para sua campanha de marketing que será feita através de panfletos, define o layout, as informações, imprime os mesmos e os espalha. Quando não mais esperava, uma alteração precisa ser feita.
Pronto! Qual vai ser a demanda de tempo (e custo) para que todos os panfletos sejam retirados, alterados e redistribuídos. Um problema facilmente contornado usando um e-mail, mas não tão simples assim usando-se um método convencional. A agilidade do E-mail Marketing é instantânea, muitas respostas podem ser obtidas imediatamente com a simples confirmação de um E-mail.
Outro ponto importante é a facilidade de mensuração que esse mesmo apresenta. Com o E-mail Marketing podemos contabilizar quantas pessoas visitaram a página, quantas clicaram em determinado link, quantas abriram, quantas receberam etc. De posse desses dados podemos definir padrões e otimizar ou escalonar o processo de construção de campanhas.
Com o E-mail Marketing é possível interagir com o cliente sem que seja necessário que ele venha até a empresa. Você pode informá-lo de alguma nova promoção, algum novo produto, vendê-lo, redirecionar esse cliente a uma nova página, o cliente pode solicitar a sua exclusão da lista de contatos, enfim, as possibilidades são inúmeras quando falamos de propaganda pela internet na forma de e-mail.
E-mail Marketing X SPAM
Com isso você pode estar agora se perguntando: “Isso não seria uma definição perfeita para SPAM?” Bem, a resposta é não. O E-mail Marketing é um e-mail que a pessoa recebe em uma caixa de e-mail com endereço fornecido por ela mesma, por vontade própria e com devida autorização, bem ao contrário de um SPAM, que se identifica por ser uma forma de informação induzida sem permissão, mal vista e totalmente antiética.
Uma campanha de E-mail Marketing bem feita é informativa e interessante, o cliente sente gosto a recebê-la, fica ansioso pelas próximas informações e quase sempre participa retornando com opiniões, sugestões, pedidos e reclamações. O que certamente alavanca os negócios e mantém viva na cabeça do cliente uma boa imagem sobre a empresa.
Construindo o sistema de E-mail Marketing
Vamos então começar a construção do nosso sistema? Usaremos uma pequena base de dados implementada nesse artigo através do MySQL Server 5 (fique a vontade para outro banco). Essa armazenará a relação de clientes cadastrados e as campanhas criadas com suas respectivas informações.
O acesso a ela será feito utilizando-se o namespace System.Data.Odbc. Crie o banco utilizando a ferramenta que lhe for mais agradável. Defina o nome da base de dados como “bd_testes”, em seguida adicione as tabelas e campos seguindo o diagrama da Figura 1.
Figura 1. Estrutura do banco de dados
Construída a base de dados criaremos um projeto do tipo ASP.NET Web Site utilizando a linguagem C#. Para isso, abra o Visual Studio 2005, clique no menu File>New Web Site.
A janela New Web Site será apresentada. Selecione ASP.NET Web Site, em seguida defina na lista Location a opção http (usaremos o IIS). Dê o nome do projeto de “EmailMarketing”, selecione Visual C# em Language e dê OK (Figura 2).
Figura 2. Criando o projeto Web Site
Inserindo uma poderosa ferramenta de texto ao projeto
Feito isso, precisaremos pensar em como o usuário do sistema de E-mail Marketing vai construir o corpo dos seus e-mails a serem enviados. Uma solução óbvia seria trabalhar com um monótono e pouco flexível TextBox, mas se o usuário desejasse enviar um e-mail com texto em negrito por exemplo ou ainda inserir uma imagem.
Aqui você ficaria frente a frente com a limitação dos componentes convencionais do .NET Framework. Então como resolver o problema? Bem, se em algum momento você já precisou enriquecer algum aplicativo Web com uma ferramenta que fornecesse possibilidades de formatação de texto e fez uma pesquisa, deve ter encontrado alguma coisa sobre o componente FreeTextBox.
Muito popular entre os desenvolvedores ASP.NET, o FreeTextBox consiste em uma poderosa ferramenta de edição de textos utilizando rotinas em JavaScript conjuntamente com o ASP.NET.
Disponível e suportada pelas versões 1.0, 1.1 e 2.0 do .NET Framework, ela é adicionada através de uma DLL específica à versão do framework utilizada (neste artigo versão 2.0).
Gratuíto nas versões limitadas, mas que pode ser utilizado sem problemas, o FreeTextBox agrega várias funções, que podem ser opcionalmente retiradas ou incluídas. Capacidades como negrito, itálico, sublinhado, inserção de imagens, modificação de cores e tamanhos, dentre outras, são disponibilizadas pelo componente." [...] continue lendo...