artigo .net Magazine 45 - Gerenciamento de Estado

Veja como utilizar Application, Session, Cookies, QueryString e ViewState.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui paraler todos os artigos desta edição

ASP.NET

Gerenciamento de Estado

Utilizando Application, Session, Cookies, QueryString e ViewState

 

Além de saber programar, dominar os conceitos da linguagem que estamos utilizando para desenvolver uma aplicação Web é muito importante. Estudaremos neste artigo, como manipular alguns tipos de variáveis, suas funcionalidades e como elas são armazenadas no cliente e no servidor.

Antes de iniciar o estudo sobre as variáveis, recordaremos rapidamente o que é State Management e o comportamento do servidor e do cliente durante a execução de uma Web Application.

 

State Management

Quando um usuário acessa um Web Site, ele normalmente navega entre várias páginas de uma aplicação. Essas Web Pages são destruídas e então recriadas no servidor a cada novo Request do cliente. O State Management é um processo que tem como objetivo manter ativas algumas informações mesmo que o usuário navegue por várias páginas de uma aplicação.

Por exemplo, quando um usuário preenche um formulário através de uma página e clica em um botão para submeter os dados ao servidor, eles podem ser mostrados na página seguinte, a fim de que o usuário confirme seu cadastro.

Sem o State Management, essas informações seriam perdidas e não apareceriam na tela seguinte. Há dois tipos de State Management, o executado no servidor e no cliente conforme mostrado a Figura 1.

 

Figura 1. O State Management

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados