artigo .net Magazine 49 - Instrumentando sua aplicação

Veja como utilizar o Event Log e contadores de performance.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

ASP.NET

Instrumentando sua aplicação

Utilizando o Event Log e contadores de performance

  

No último TechEd (Dezembro/2007) eu assisti a uma ótima palestra do Otávio Pecego Coelho, que falou sobre a “Instrumentação de Aplicações”. Foi baseado nesta palestra que eu me inspirei para escrever este artigo.

A “Instrumentação” de uma aplicação é um termo utilizado quando “preparamos” o nosso aplicativo para que ele nos dê o máximo de informação possível. Informação essa, que é aproveitada para a realização de monitoramento e diagnóstico de problemas, enquanto a aplicação está em execução.

O .NET Framework nos dá uma série de recursos que nos habilitam a instrumentar as nossas aplicações. Vamos ver na prática como fazer isso em uma aplicação ASP.NET.

 

Web Site ASP.NET  

Vamos aproveitar que nesta mesma edição temos um artigo que mostra passo a passo o desenvolvimento de uma aplicação Web, usando apenas as versões gratuitas do Visual Studio e do SQL Server Express.

Iremos utilizar esta aplicação de HelpDesk para entender como instrumentar uma aplicação Web, já desenvolvida. Se você ainda não leu este artigo eu recomendo que o leia antes. Porém você também pode utilizar qualquer outra aplicação ASP.NET que tenha desenvolvido, e esteja no mínimo na versão 2.0 da Framework.

Nos exemplos deste artigo iremos utilizar o Visual Web Developer 2008 Express, a versão gratuita do Visual Studio 2008 para desenvolvimento de aplicações Web, mas você conseguirá chegar aos mesmos resultados utilizando o Visual Studio 2005.

Falando um pouco mais da aplicação que iremos utilizar como exemplo, se você não leu o artigo citado anteriormente, esta é uma aplicação para o controle de um HelpDesk, ou seja, o controle de pendências de uma equipe de suporte e manutenção de softwares.

Com foi dito, esta aplicação foi desenvolvida em ASP.NET com um banco de dados do SQL Server, usando apenas as versões gratuitas do Visual Studio e SQL Server. Nesta aplicação temos apenas três tabelas no database (Customers, Groups e Issues), e fazemos todo o acesso a dados com a utilização de um DataSet Tipado e TableAdapters.

Na Figura 1 você pode ver a aplicação aberta no Visual Web Developer, com todos as suas páginas listadas na Solution Explorer, e suas tabelas no Database Explorer.

 

Figura 1. Aplicação HelpDeskWeb aberta no Visual Web Developer

 

Nota do DevMan

As versões gratuitas, chamadas Express, do Visual Studio 2008 são: o Visual Web Developer (para aplicações Web), Visual C#, Visual VB.NET e Visual C++ (para Aplicações Windows, Conlose ou Class Library).

Estas versões estão repletas de funcionalidades e não deixam nada a desejar. Você pode baixar e instalar qualquer uma destas versões através do seguinte site: http://www.microsoft.com/express/default.aspx.

A dica é: depois da instalação faça o registro do software, não paga nada e você ainda ganha acesso a um conjunto de controles de terceiros e diversos materiais de apoio!"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados