Artigo .net Magazine 51 - Caso de Uso

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 51.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 51. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Engenharia de Software / Projeto / Análise

Caso de Uso

Do conceito para a prática

 

Olá pessoal, nessa matéria iremos falar sobre Casos de Uso. Como o próprio subtítulo ilustra, iremos ver desde a parte conceitual até utilização prática. Esse artigo será organizado da Seguinte maneira: Introdução, Explicação conceitual, Diretrizes, simbologias da notação, Aplicação Prática. Não irei falar de toda a UML, pois fugiria do escopo do artigo, iremos deixar para outras ocasiões.

Fazer um diagrama de um Caso de Uso não é simplesmente colocar atores e use cases, por isso é importante entender o conceito, para que o Diagrama, a especificação consiga atingir o seu real objetivo dentro de um processo de desenvolvimento de software/sistema. Para complementar o caso de uso veremos como fazer a Especificação do mesmo. Temos que ter em mente que o Diagrama é para termos uma visão mais macro do cenário, e as especificações são para nos mostrar com um pouco mais de detalhamento. Esse detalhamento irá nos auxiliar a fazer o Diagrama de atividade, por exemplo.

 

Nota do DevMan

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.

Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seu trabalho em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.

É importante distinguir entre um modelo UML e um diagrama (ou conjunto de diagramas) de UML. O último é uma representação gráfica da informação do primeiro, mas o primeiro pode existir independentemente. "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados