Artigo .net Magazine 51 - Silverlight

Artigo da Revista .NET Magazine - Edição 51.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 51. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Novidades

Silverlight

Criando gráficos e exibindo vídeos

 

 

O Silverlight é a uma das mais recentes tecnologias da Microsoft e permite desenvolver aplicações com alta interatividade com o usuário. Funciona com um plug-in para diversos navegadores, o qual deverá ser instalado na máquina cliente, de modo similar ao Macromedia Flash. Está disponível desde o lançamento do Framework 3.0, e atualmente já temos disponível o Silverlight 2 Beta 1, que vale a pena conferir. Este artigo foi desenvolvido utilizando a versão estável 1.0.

Neste artigo veremos como desenvolver gráficos em Silverlight, em formato de barra e depois em formato de pizza. Em seguida, criaremos um player de vídeos “.wmv” e áudio “.mp3” e veremos como interagir estes gráficos com o nosso player. O Visual Studio 2008 possui recursos muito interessantes para desenvolvimento com o Silverlight. A Microsoft também disponibiliza o Expression Studio 2 Beta (http://www.microsoft.

com/expression/), o qual possui uma ferramenta amigável para criação de sistemas em Silverlight, como o Expression Blend. Este último contém, entre outras funcionalidades, players de vídeos com skins pré-definidos, botões, animações em 3D, perspectivas e muito mais para fazer a sua aplicação com uma incrível interface com o usuário.

Tudo que será apresentado neste artigo, pode ser desenvolvido utilizando as ferramentas citadas anteriormente. Antes de usarmos qualquer ferramenta de apoio, acho importante entendermos o que está por trás dos bastidores, assim podemos ir além do que as ferramentas nos permitem fazer. Vamos então sujar um pouco nossas mãos de código.

Para facilitar o desenvolvimento, instale o SKD mais atual através do site http://silverlight.net

/GetStarted/ bem como o plug-in em seu navegador.

Um pouco de teoria antes de começarmos

Assim como o Macromedia Flash, o Silverlight permite trabalhar com imagens vetoriais, ou seja, imagens que possuem pontos de referências e equações matemáticas para ligarem estes pontos. Este recurso nos será muito útil quando trabalharmos com gráficos.

O Silverlight trabalha com arquivos XAML (eXtensible Application Markup Language), uma linguagem da MS derivada do XML, utilizada para criar interfaces com o usuário. Quem já desenvolve aplicações ASP.Net não terá problemas em utilizar o XAML do Silverlight. O XAML é similar ao OpenLaszlo do mundo Java e ao MXML do mundo Macromedia.

 

Nota do DevMan

OpenLaszlo: é uma plataforma para criação de aplicações ricas para web. É uma implementação da tecnologia Laszlo, e é o produto utilizado no desenvolvimento de aplicações. Tendo como objetivo facilitar a criação de interfaces mais interativas com o usuário, utilizando-se da linguagem declarativa LZX mesclado ao XML e JavaScript. Para maiores informações visite http://www.openlaszlo.org/

 

MXML: (Macromedia Extentible Mark-up Language) é uma linguagem muito parecida com o HTML, mas com a sintaxe do XML onde os elementos da interface são compilados no servidor e é exibido um arquivo SWF (binário) no browser do usuário.

 

 

A partir do Framework 2.0, a Microsoft introduziu o conceito de Code-behind, ou seja, a lógica fica separada da apresentação. Em asp.net temos o arquivo de apresentação " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados