Artigo .net Magazine 54 - CLR

Artigo publicado pela Revista .Net Magazine - Edição 54.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 54. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Expert

CLR

Conheça a arquitetura interna da plataforma .NET

 

Neste artigo veremos

·CLR;

·CIL;

·Managed Modules;

·Assemblies.

Qual a finalidade

·Conhecer como funciona o .NET internamente, fazendo uso do CLR, CIL, metadados, Assemblies, código gerenciado etc.;

Quais situações utilizam esses recursos?

·Todas as aplicações .NET trabalham desta forma, e por isso é importante conhecer como as coisas funcionam nos “bastidores”.

 

Resumo do DevMan

Neste artigo veremos como o .NET funciona internamente, conhecendo o conceito de máquina virtual (CLR), linguagem intermediária (CIL) e também Assemblies.

 

Conceitos, Estruturas e Técnicas. Uma plataforma tão interessante e avançada como a plataforma .NET é repleta destes aspectos que formam uma base sólida para suportar o desenvolvimento de aplicações para os mais variados cenários. Neste artigo vamos explorar os conceitos, estruturas e técnicas que fazem parte da plataforma .NET. Vamos conversar sobre componentes tecnológicos que são conhecidos coletivamente como Core Components, incluindo:

·CLR – Common Language Runtime;

·Assembly;

·Managed Module.

 

O artigo descreve como estes conceitos são utilizados na plataforma .NET para armazenar e distribuir os componentes que compõem os softwares e recursos necessários aos mesmos. Os exemplos de código/projetos citados neste texto foram desenvolvidos e estão disponíveis para as seguintes tecnologias/ferramentas:

 

·.NET Framework Version: v3.5

·C# Compiler Version : 3.5.21022.8

·C++/CLI Compiler Version : 15.00.21022.08 for 80x86

·ILAsm

·ILDasm

·Visual Studio 2008

 

CLR – Common Language Runtime

Apesar da sigla, e o texto que ela representa serem simples para nos recordarmos, o CLR – Common Language Runtime, é um componente muito avançado e fundamental. Ele é o ambiente de execução – Runtime – no qual toda aplicação feita para plataforma .NET  é executada. O CLR – Common Language Runtime fornece uma série de serviços para que sua aplicação consiga ser executada adequadamente nos sistemas operacionais/plataformas de hardware para o qual a plataforma .NET tenha uma versão disponível. Um termo que nós sempre vamos ler ou ouvir quando estamos tratando do CLR - Common Language Runtime, é o termo Managed. Uma aplicação para a plataforma .NET é chamada de Managed Application. Em uma tradução livre, podemos dizer que é uma “Aplicação Gerenciada”. Mas o que isto quer dizer?

Vamos lembrar o que não é uma “Aplicação Gerenciada”. Quando você tem um compilador que gera código nativo, Assembly, este código gerado é específico para um processador ou família de processadores, como Intel x86, por exemplo. Se você está utilizando um compilador, como C/C++(Visual C++ ou Borland C++ Builder) ou Object Pascal(Borland Delphi), o resultado da compilação do código-fonte, no caso da plataforma Windows de sistemas operacionais, é um arquivo binário/executável, que é reconhecido pelas extensões EXE e DLL. As instruções que são geradas pelo compilador e são gravadas neste arquivo binário/executável não são “controladas” pelo sistema operacional durante a execução. Isto significa que o sistema operacional não gerencia a execução deste arquivo binário/executável. O fato de não gerenciar a execução quer dizer que seu binário/executável pode executar praticamente qualquer operação. É claro que recentemente temos tido avanços nos sistemas operacionais mais populares para reduzir certos problemas. Mas hoje, esta responsabilidade em gerar código com mais qualidade e com menos possibilidades de erros está, além é claro do profissional que escreve o código, com os " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados