Artigo .net Magazine 54 - Testes Unitários
Artigo publicado pela Revista .Net Magazine - Edição 54.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Projeto/Análise - Expert
Testes Unitários
Mocks avançados – Parte 2
|
Neste artigo veremos |
|
·Testes unitários; ·Mocks; ·.Net 3.5, Visual Studio 2008 e C# 3.0; ·Rhino Mocks; ·Injeção de dependência. |
|
Qual a finalidade |
|
·Explicar os conceitos avançados de testes unitários com mocks. |
|
Quais situações utilizam esses recursos? |
|
·Criação de testes unitários para projetos orientados a objeto. |
Resumo do DevMan
Veja neste artigo recursos avançados de testes unitários com mocks e injeção de dependência e forte orientação a objetos.
Vimos no artigo anterior o que são testes unitários e como utilizá-los. Entendemos que testes unitários devem testar apenas uma unidade do código, chamada de System Under Test (SUT), e que para alcançar este objetivo precisamos de uma boa separação de responsabilidades e um baixíssimo acoplamento. Vimos que para buscar esse nível de acoplamento uma das melhores técnicas e também uma das mais utilizadas é a injeção de dependência. Passamos por uma apresentação do que são stubs e mocks e como eles auxiliam nos testes unitários, substituindo as dependências do SUT.
Neste artigo veremos algumas opções de uso avançado dos mocks que auxiliarão a utilizá-los em situações mais aplicadas a um desenvolvimento focado em orientação a objetos. Veremos um exemplo de mock de uma factory, e mock de uma classe abstrata.
Relembrando o uso básico de Mocks
Entendemos no artigo anterior que stubs são métodos que substituem métodos de objetos reais que dão suporte ao SUT (do qual o SUT depende), e que na verdade o nome “stub” é mais utilizado para representar todo o objeto de suporte. Vimos que stubs são capazes de guardar estado do que lhes foi passado para posterior conferência por parte do teste unitário.
Percebemos que stubs dão muito trabalho para criar, e então utilizamos o componente Rhino Mocks para criar objetos de mock, que são como "
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo