Artigo .net Magazine 55 - Aplicando Padrões de Projeto na prática - Parte 2

Este artigo tem como finalidade dar continuidade à demonstração de como criar uma aplicação real utilizando padrões de projetos.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Boas práticas

Aplicando Padrões de Projeto na prática – Parte 2

Aplicando os padrões Singleton, DAO, Façade, Command e a Técnica Simple Factory a uma aplicação OO

 

Neste artigo veremos

·Aplicação dos Padrões de Projeto Singleton, DAO, Façade, Command e da Técnica Simple Factory

Qual a finalidade

·Dar continuidade à demonstração de como criar uma aplicação real utilizando padrões de projetos.

Quais situações utilizam esses recursos?

·Projetos que tenham foco em melhores práticas como reusabilidade, coesão e facilidade de manutenção terão benefícios com o conteúdo deste artigo.

 

Resumo do DevMan

Este artigo é uma continuação do artigo da edição anterior, apresentando os padrões Command, Façade e a técnica Simple Factory. O padrão Command separa o cliente que faz uma requisição de uma operação do objeto que processará essa requisição. O padrão Façade permite a criação de um controlador único, facilitando a manutenção do sistema. A técnica Simple Factory facilita a tarefa de controlar a instanciação de objetos.

 

Na parte 1 deste artigo, foram apresentados os padrões Singleton, DAO e MVC. Neste artigo, serão abordados os padrões Façade, Command e a Técnica Simple Factory. Os padrões implementados nesse artigo deverão ser aplicados diretamente ao projeto criado no artigo anterior.

 

O Padrão Façade

Apesar das vantagens da utilização do padrão MVC, discutidas no artigo anterior, em um sistema maior, o fato de existirem vários controladores pode dificultar sua manutenção. Através do padrão Façade, pode-se criar um controlador único, o que facilitará a implementação das visões por fornecer uma interface única para as requisições. Como o código do controlador fica centralizado, a manutenção do código é facilitada, assim como futuras implementações de novos requisitos. Um padrão Façade, com função semelhante a que será implementada nesse artigo, encontra-se na Figura 1, onde páginas Web postam seu conteúdo para um controlador único que implementa o padrão Façade. Quando o controlador único recebe a requisição, através de um parâmetro passado pela página, ele realiza o tratamento da informação, acessando as classes do modelo desejadas.

 

Figura 1. Exemplo do padrão Façade

 

Quando um usuário faz uma requisição HTTP, a requisição é processada pela página através de um handler. Para criar um handler personalizado deve-se criar uma classe que implementa a interface IHttpHandler. O controlador único do sistema Contatos será criado utilizando um handler personalizado e mapeando, através do arquivo web.config, todas as requisições para esse controlador. Para criar o controlador único, adicione uma nova classe na pasta Controller, chamada Handler. O código da classe Handler segue na Listagem 1.

As classes ConsultarContatoController e IncluirContatoController deverão ser excluídas do projeto pois não são mais necessárias.

 

Listagem 1. Classe Handler

 

01: using System;

02: using System.Data;

03: using System.Configuration;" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados