Artigo SQL Magazine 14 - Extensões Espaciais em MySQL

O desenvolvimento de sistemas de informações geográficas (GIS - Geographical Information Systems) vem aumentando bastante.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.



Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Extensões Espaciais em MySql

 

por Evaldo de Oliveira da Silva

 

O desenvolvimento de sistemas de informações geográficas (GIS - Geographical Information Systems) vem aumentando bastante. Várias pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolvimento de ferramentas e técnicas adequadas para colaborar com a evolução deste tipo de software. Um aplicativo GIS reúne várias ferramentas para coletar, armazenar, recuperar, transformar e visualizar dados sobre o mundo real para um objetivo específico.
As principais características de um GIS (também conhecido como SIG – Sistemas de Informações Geográficas) são:
   • a capacidade de inserir e integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados censitários e cadastros urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno;
   • oferecer mecanismos para combinar as várias informações, através de algoritmos de manipulação e análise, bem como para consultar, recuperar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados georreferenciados.

Dados georreferenciados podem ter representação gráfica (pontos, linhas e polígonos) bem como numérica ou alfanumérica (letras e números). Estes dados, também chamados de dados referenciados geograficamente, detalham e expõem fenômenos geográficos. O dado georreferenciado descreve a localização do fenômeno geográfico ligado a uma posição sobre ou sob a superfície da terra.
O armazenamento e a manipulação de dados georreferenciados não é uma tarefa comum. Várias técnicas para projetar um banco de dados para SIG já foram desenvolvidas e aplicadas com êxito. Por muitos anos, os pesquisadores desta área focaram em encontrar soluções para estruturação de dados para SIG, e após várias experiências chegaram em dois tipos de estruturas de dados: vetoriais e matriciais. Resumidamente estas técnicas para armazenamento de dados espaciais podem ser descritas da seguinte forma:

 

Estruturas Matriciais:
Também chamada de raster, este tipo de estrutura tem seus valores associados a uma matriz de células. Cada célula é um endereço identificado por coordenadas de linhas e colunas representando o mundo real (Figura 1).

                                             " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados