Artigo SQL Magazine 17 - O que há de novo no MySQL 5?

Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 17.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

O que há de novo no MySQL 5?

Um pouco da vida do MySQL

 

por Renato Golin

 

O MySQL é a base de dados open source que mais cresce no planeta, tanto em número de usuários quanto em desenvolvimento de novas features. Desde o século passado, quando o produto foi lançado no mundo open source, o MySQL está invadindo mercados onde apenas competiam bases de dados puramente comerciais, suportadas por gigantes da informática. Com sua visão inovadora, o MySQL entrou no mundo de SGDBs provendo soluções diferenciadas para os mais variados gostos e bolsos.

Mas nem foi sempre assim, o MySQL já foi o guri dos SGDBs e por muito tempo foi considerado uma base para testes ou casos pequenos, por sua simplicidade e falta de recursos. Quando a empresa que mantém o produto, MySQL AB, resolveu entrar de cabeça no mercado corporativo e anunciou a versão 3.23 que já contava com replicação de dados Master/Slave e um sistema de transações completamente compatível com o padrão ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade) utilizando a já consolidada tecnologia da universidade de Berkeley, o mundo passou a olhar para o guri de uma forma diferente. Ele havia se tornado um ”aborrecente”.

Essa fase intermediária do MySQL foi louvada pela coroação do padrão LAMP, ou a união do Linux, Apache, MySQL e Perl nos primórdios da internet. Esse padrão open source competiu de igual para igual com soluções completas das grandes empresas e tomou um espaço considerável entre os provedores de aplicação.

Não demorou muito para lançarem a versão 4 com muitas outras funcionalidades que o mercado exige, e de “aborrecente” se tornou um adulto respeitável. Não existem mais as restrições antigas, tamanho da base de dados, número de registros, queries complicadas são parte do dia a dia do MySQL assim como de qualquer outro banco de dados profissional e a robustez, confiabilidade e performance da pequena base mostrou-se também bastante competitiva.

Mas, como todo adulto, ainda tem muito que aprender com os mestres da velha guarda e isso é o que a MySQL AB está mostrando que sabe fazer muito bem. A última versão estável já conta com replicação, transações, chaves estrangeiras, geometrical data support, clustering, suporte completo à unicode, busca Full-Text e conexões seguras SSL. E agora com as novas funcionalidades da versão 5, o produto está completo, com o mínimo necessário para uma base de dados corporativa.

Além de simplesmente adicionar novidades, o time da MySQL AB continuou se preocupando com performance, escalabilidade e confiabilidade. É claro que não é possível manter a performance quando se adiciona novas funcionalidades e essa foi uma escolha muito dura para o time de desenvolvedores que por muitos anos recusaram incrementar o MySQL em detrimento da performance, e por muito tempo o MySQL foi a base de dados mais rápida do planeta.

Um dos maiores benefícios do MySQL é a possibilidade que temos de usar toda a velocidade original com o tipo de tabela original (MyISAM) ou toda a proteção das chaves estrangeiras e transações com o tipo de tabela InnoDB, ou seja, fica a seu cargo escolher performance ou segurança.

 

Novidades da versão 5

A versão 5, que está em Alpha ainda, traz novidades há muito pedidas: views, stored procedures, functions e triggers (que estava sendo adicionada na versão 5.0.2 quando este artigo foi escrito)." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados