Artigo SQL Magazine 42 - Montando uma Tag cloud
Este artigo mostra como implementar a técnica de visualização de informações chamada tag cloud, que envolve o conceito de classificação de conteúdo por tags para facilitar a classificação, organização e pesquisa dos dados.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Montando uma Tag cloud
A visualização de informações é um processo muito importante para quem trabalha com banco de dados. A partir de mecanismos visuais, como mapas de navegação ou diagramas, podemos facilitar a compreensão dos dados, transformando-os em estruturas visuais que combinam propriedades gráficas com a organização espacial dos dados. Este artigo mostra como implementar a técnica de visualização de informações chamada tag cloud, que envolve o conceito de classificação de conteúdo por tags para facilitar a classificação, organização e pesquisa dos dados. O artigo descreve o que são as tag clouds, como elas são utilizadas e também como implementar uma tag cloud a partir de informações armazenadas em uma tabela do SQL Server. Por fim, apresenta-se uma idéia para a geração de uma página dinâmica da Web contendo uma tag cloud.
Tag clouds
O aumento de conteúdo produzido na Web torna as tarefas de classificação e pesquisa uma necessidade real para os desenvolvedores. Uma maneira comum para classificar conteúdos da Web se baseia em tag (etiquetas). Estas tags, utilizadas como palavras chave, são atribuídas a um conteúdo com o objetivo de facilitar sua classificação, organização e pesquisa.
Contudo, apesar das tags facilitarem a manipulação de conteúdo, apenas listar todas as tags não apresenta informações sobre a popularidade dos conteúdos que as tags classificaram. Apresentar informações sobre popularidade pode ser um fator determinante na escolha de qual conteúdo visualizar.
Para tornar amigável a navegação por uma lista de tags apresentadas aos usuários, a técnica chamada tag cloud (nuvem de etiquetas) foi desenvolvida com o princípio de agregar mais informações do que uma lista com tags. Esta técnica monta uma página da internet com as tags, colocadas lado a lado, com o objetivo de evidenciar as tags utilizadas mais freqüentemente. Deste modo, o tamanho da letra das tags mais utilizadas é maior do que o tamanho das tags menos utilizadas. Além disso, todas as tags contêm um link que redirecionam o usuário para uma outra página que apresenta aos usuários todos os conteúdos classificados com a tag que recebeu o clique.
O uso de tag clouds se popularizou devido ao fenômeno dos blogs, que podem ser definidos como um diário virtual. Neste diário, o ‘blogueiro’, como é chamado o proprietário do blog, se responsabiliza por escrever mensagens sobre diversos assuntos. Estas mensagens, chamadas de posts, podem conter vídeo, texto, imagens, hyperlinks, animações em flash e qualquer outro tipo de conteúdo que pode ser colocado em uma página da internet.
Para facilitar a pesquisa e a classificação do assunto de um posts, o ‘blogueiro’ pode utilizar tags que ele mesmo define, inclusive associando mais de uma tag para um mesmo post. Por exemplo, em um post que fala sobre o lançamento do novo telefone celular da Apple, o iPhone, o ‘blogueiro’ pode classificar o conteúdo deste post através das tags ‘Tecnologia’ e ‘Telefonia’."
[...] continue lendo...Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo