Artigo SQL Magazine 42 - Oracle SQL Developer

Utilizar um ambiente para desenvolver código para banco de dados ou manipular tabelas e dados é essencial no dia a dia do profissional de banco de dados.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Oracle SQL Developer

 

Utilizar um ambiente para desenvolver código para banco de dados ou manipular tabelas e dados é essencial no dia a dia do profissional de banco de dados. Até bem pouco tempo, a Oracle não dispunha de uma ferramenta específica que ajudasse o profissional neste processo. Mesmo com a evolução (se é que podemos dizer assim) do SQL*Plus para o iSQL*Plus esse objetivo esteve longe de ser alcançado.

Quem quisesse uma ferramenta para criar tabelas, estabelecer e checar relacionamentos, manter dados e desenvolver código PL/SQL precisava buscar no mercado produtos específicos. Assim, ferramentas comerciais como o Quest TOAD ou PL/SQL Developer eram algumas das poucas escolhas disponíveis para este fim.

Em 2006 a Oracle lançou um projeto que terminou por oferecer uma interface gráfica de usuário para manipular tabelas e dados, além de permitir que se criem códigos em PL/SQL, teste-os e depure-os. Longe de ter as mesmas funcionalidades das ferramentas citadas anteriormente, pelo menos o Oracle SQL Developer tem um grande apelo: é gratuito.

Baixe e instale o produto

Para fazer o download do produto, você deve visitar o site da Oracle (http://www.oracle.com/technology), abrir a página de downloads e localizar o SQL Developer. É muito simples. Em poucos minutos você terá um arquivo que, depois de descompactado, já estará pronto para uso.

É importante notar que há duas versões disponíveis, tanto para Windows quanto para Linux. Uma pressupõe que você já tem o Java instalado no seu computador, portanto traz apenas o produto, sem a máquina virtual. Caso você tenha dúvidas, traga o produto completo, pois facilita a utilização do SQL Developer.

"
[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados