Artigo SQL Magazine 44 - Técnicas de backup e recuperação de dados em MySQL

Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 44.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Banco de Dados

 

Técnicas de backup e recuperação de dados em MySQL

 

A utilização de um SGBD tem se tornado cada vez mais popular para as mais variadas aplicações. Neste contexto, a confiabilidade dos dados torna-se crucial, uma vez que todo o processo de gestão passa a depender cada vez mais destas bases de dados. Entretanto, em ambientes de produção podem ocorrer problemas de natureza variada que podem comprometer este armazém de dados, tais como falhas de hardware, software ou até mesmo execução de comandos indesejados por parte dos usuários – DROP DATABASE – por exemplo.

Com o intuito de evitar a perda de informações nestas situações de desastres é preciso manter uma cópia de segurança dos dados, conhecida como backup, para que este repositório possa ser restaurado completamente sem causar prejuízos para a instituição que o utiliza.

O objetivo deste artigo é discutir os principais fatores relacionados à execução de uma rotina consistente de backup e apresentar as principais ferramentas existentes no MySQL para que se tenha uma cópia íntegra de suas informações. Além disto, serão apresentadas técnicas de recuperação de dados a partir do backup de forma a garantir que toda a informação existente no momento do desastre seja restaurada sem haver comprometimento da integridade ou até mesmo perda de dados.

 

Procedimento de backup de dados

Ao se executar uma rotina para copiar as informações armazenadas pelo SGBD é preciso ter alguns cuidados para que se tenha uma imagem dos dados que seja fiel ao dado original e, portanto, confiável. Sabemos que em sistemas em produção a base de dados possui um comportamento dinâmico e a cada fração de tempo pode se encontrar em uma situação distinta. Neste caso, o backup deve espelhar coerentemente a situação dos dados em um ponto qualquer do tempo. A Figura 1 ilustra a evolução de uma base de dados e o resultado da execução de uma cópia consistente.

 

Figura 1. Evolução da base de dados durante o procedimento de backup

 

Percebe-se a partir da análise da Figura 1 que o procedimento de cópia não é discreto, ou seja, ele se estende por um período de tempo. Assim, a rotina de cópia de dados deve garantir uma imagem da base de dados que reflita a sua situação no momento em que o backup se iniciou (T1) ou que contenha a posição dos dados ao término do procedimento (T2). Neste ponto, surge uma questão fundamental que é determinar se a base de dados copiada estará ou não acessível aos seus usuários no momento em que a cópia de segurança está sendo executada.  Sob esta ótima é possível proceder de três formas distintas:

1.Fazer a cópia com o SGBD em execução, não impondo nenhuma restrição de acesso aos dados, conhecido como backup online.

2.Parar a execução do SGBD de forma que não haja nenhum acesso aos dados durante a execução da cópia de dados.

3.Impor restrições de escrita aos dados com o uso de locks (bloqueios), permitindo apenas o acesso de leitura às informações durante a execução da rotina de backup.

 

A opção número 1, que é o backup online" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados