Artigo SQL Magazine 49 - Questões de banco de dados do concurso da PETROBRAS

Artigo da revista SQL Magazine edição 49.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Banco de Dados

Questões de banco de dados do concurso da PETROBRAS

 

A Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil, abriu um concurso público em 27 de maio de 2007 para preencher diversos postos de trabalho. Dentre os principais cargos apresentados no edital, destaca-se o cargo de Analista de Sistemas Júnior, com especialidade em infra-estrutura. Diversos postos de trabalho estavam disponíveis para este cargo, que contou com vagas para as cidades de Manaus, Vitória, Santos e Aracajú. Como requisito, os candidatos devem ter diploma de ensino superior completo fornecido por um curso de graduação na área de exatas. O salário inicial para este cargo foi de R$ 3.426,47.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões de conhecimentos básicos, que compreendiam 50 questões objetivas com caráter eliminatório, e questões com conhecimentos específicos, que compreendiam 100 questões com caráter eliminatório e classificatório. As questões deveriam ser respondidas da seguinte forma: utilizar a letra C para indicar que a afirmação apresentada pela questão estava correta ou utilizar a letra E para indicar que a afirmação apresentada na questão estava errada.

O tempo total para a realização da prova foi de quatro horas. O edital indicou que os candidatos ao cargo de Analista de Sistema Júnior devem possuir conhecimentos de redes, infra-estrutura e bancos de dados. No que diz respeito a banco de dados, os candidatos devem saber os principais conceitos da teoria relacional e também aspectos práticos, como a instalação, configuração e administração. Na bibliografia não há referência a nenhum banco de dados específico, como o Microsoft SQL Server ou o Oracle.

Além do conhecimento em banco de dados, a prova também apresentou questões de lógica, rede, infra-estrutura, programação e gerenciamento de projetos. A elaboração da prova ficou a cargo do CESPE/UnB, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília.

Neste artigo será apresentada a correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de Analista de Sistemas Júnior, com especialidade em infra-estrutura. As questões são apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões da prova

No que se refere a bancos de dados, julgue os próximos itens.

 

74) No comando create table do SQL, a cláusula primary key inclui a lista dos atributos que constituem a chave primária; a cláusula unique, a lista dos atributos que constituem uma chave candidata; e uma cláusula foreign key, tanto a relação dos atributos que constituem a chave estrangeira quanto o nome da relação à qual a chave estrangeira faz referência.

 

Gabarito: CERTO

Comentário: Esta questão cobra do candidato os conhecimentos básicos de bancos de dados utilizados durante a escrita do comando create table do SQL. A questão afirma corretamente que a cláusula primary key é a chave primária de uma tabela, pois a definição desta cláusula diz que todos os atributos que identificam unicamente uma linha de uma tabela compõem a chave primária.

Em seguida, a questão define a cláusula unique, que faz com que todos os valores de um determinado atributo da tabela sejam únicos.  Devido a esta característica, todos os atributos que possuírem a cláusula unique também podem ser chamados de chaves candidatas.

Por fim, a questão descreve corretamente a cláusula foreign key, descrevendo-a como a cláusula que apresenta a relação de atributos que compõem a chave estrangeira da tabela e também à relação na qual a chave estrangeira se refere, indicando quais atributos da tabela relacionada devem ser utilizados.

Esta questão não apresenta muita dificuldade para o candidato que possui sólidos conhecimentos dos fundamentos de bancos de dados. Apesar de conter apenas afirmações corretas, a definição de chave estrangeira deveria incluir a indicação do nome dos atributos de ambas as tabelas que fazem parte do relacionamento, ao invés de apenas o nome da relação à qual a chave estrangeira faz referência.

 

75) Uma tabela R está na forma normal boyce-codd (BCNF) se, para toda a dependência funcional

X ? A, X é uma chave primária. Se uma tabela está na forma normal BCNF, está também na segunda forma normal, mas não na terceira forma normal (3NF).

 

Gabarito: ERRADO

Comentário: Esta questão cobra do candidato os conhecimentos sobre dependência funcional e sobre as formas normais utilizadas na normalização de um modelo de dados. Recapitulando os principais conceitos:

Uma estrutura de dados encontra-se na segunda forma normal (2FN) se já estiver na primeira forma normal (1FN) e se todas as suas colunas que não são chave primária não apresentarem a anomalia da dependência funcional parcial em relação à chave primária. A anomalia da dependência funcional parcial ocorre quando a chave primária é composta por dois ou mais atributos (colunas), e outros atributos não chave dependem apenas de parte dessa chave primária. Na questão, existe uma dependência funcional de A para X, porém esta dependência não é parcial, pois a forma normal BCNF garante que X é uma chave primária. Conseqüentemente a afirmação de que se uma tabela está na forma normal BCNF está também na segunda forma normal está correta" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados