Artigo SQL Magazine 52 - Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público da União – Parte I

Artigo da Revista SQL Magazine edição 52.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 52. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Projeto

Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público da União – Parte I

 

No final de 2006 o Ministério Público da União abriu um concurso público para preencher vagas de diversos cargos. Esta prova contou com um cargo não muito comum em provas de concurso público: o de Analista de Sistemas com especialidade em banco de dados.

 Apenas dois postos de trabalho estavam disponíveis para este cargo: ambas para Brasília. O salário inicial é de R$ 4.034,40 e, como um dos pré-requisitos para o cargo, os candidatos devem ter o ensino superior completo em alguma área relacionada com computação.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões de conhecimentos básicos, que compreendiam 30 questões com peso 1, e questões com conhecimentos específicos, que compreendiam 40 questões com peso 3. O tempo total para a realização da prova foi de quatro horas e quarenta minutos. Ainda de acordo com o edital, o conteúdo da prova envolve os principais conceitos de bancos de dados e também como instalar, administrar, configurar e resolver problemas relacionados aos bancos de dados Oracle, PostgreSQL e MySQL. Além do conhecimento em banco de dados a prova também apresentou questões de rede, infra-estrutura e programação.

Neste artigo será apresentada a correção da primeira parte das questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados. Apenas as questões da prova Tipo 001 para a carreira de Analista de Sistemas com especialidade em banco de dados serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões da prova

41) Sobre um modelo E/R, considere:

I.Entidade é qualquer objeto sobre o qual se pretende registrar informações;

II.Um relacionamento pode ser considerado uma entidade;

III.Uma relação do modelo relacional tem o mesmo significado que um relacionamento.

 

Está correto o que consta em:

a)I e II apenas;

b)I e III apenas;

c)II e III apenas;

d)I, apenas;

e)I, II e III.

 

Gabarito: Alternativa A.

Comentário: A prova de banco de dados começa cobrando os conceitos envolvidos na modelagem relacional de um banco de dados, um assunto bem comum neste tipo de exame.

A afirmação I indica que uma entidade é qualquer objeto na qual se pretende registrar informações. Do ponto de vista do banco de dados, as entidades se tornarão tabelas no momento que o modelo físico for criado em um banco de dados. A partir da criação das tabelas é possível armazenar informações no banco de dados na forma de linhas e colunas. Desta maneira, podemos dizer que a afirmação I está correta.

A afirmação II também está correta. É uma prática comum primeiro modelar um relacionamento no modelo lógico para transformá-lo posteriormente em uma entidade do modelo físico.

Um exemplo clássico onde um relacionamento é transformado em uma entidade do modelo físico ocorre no relacionamento entre uma entidade chamada Nota Fiscal e uma entidade chamada Produtos, em um modelo lógico de um sistema de Faturamento. No modelo físico gerado a partir deste modelo lógico, o relacionamento entre as entidades Nota Fiscal e Produto é transformado na tabela Itens de Nota Fiscal, fazendo com que o modelo físico possua três tabelas: Nota Fiscal, Itens da Nota Fiscal e Produtos.

A afirmação III não é verdadeira. A partir do contra-exemplo da Nota Fiscal citado anteriormente podemos perceber que uma relação não tem, necessariamente, o mesmo significado que um relacionamento. Isto pode até acontecer, mas é errado afirmar que uma relação do modelo relacional tem o mesmo significado que um relacionamento.

Como apenas as afirmações I e II são corretas, a alternativa que o candidato deve assinalar para a questão 41 é a alternativa A.

 

42) Se e somente se um conjunto de atributos de uma tabela, num determinado momento, possuir ambas as propriedades de unicidade e irredutibilidade, segundo Date, trata-se de uma:

a)Chave estrangeira;

b)Chave alternativa;

c)Chave primária;

d)Chave candidata;

e)Superchave.

 

Gabarito: Alternativa D.

Comentário: Esta questão confirma a preferência dos examinadores a respeito dos conhecimentos teóricos de banco de dados. Mais especificamente, a questão cobra o conhecimento de unicidade e irredutibilidade, de acordo com o autor C. J. Date.

C. J. Date é bem conhecido por quem estuda banco de dados devido a um importante livro muito utilizado em cursos de graduação que contém a disciplina de banco de dados. Este livro se chama “Introdução a sistemas de bancos de dados” e foi escrito por ele em conjunto com outros autores.

O conceito de unicidade indica que um atributo não pode possuir valores repetidos, como um número de R.G. ou C.P.F. Já o conceito de irredutibilidade diz que um atributo não pode conter valores que possam ser reduzidos e decompostos. Um atributo que armazena o sexo de um funcionário é um exemplo de atributo irredutível, enquanto um atributo que armazena a data de nascimento de um funcionário não é irredutível, uma vez que é possível separar a data de nascimento em dia, mês e ano." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados