Artigo SQL Magazine 57 - Introdução à Construção de Diagrama de Classes Um Estudo de Caso

Artigo publicado Revista SQL Magazine 57.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 57. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse editorial em PDF

Projeto

Introdução à Construção de Diagrama de Classes

Um estudo de caso

 

 

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem (ler Nota DevMan 1). É importante deixar claro que ela não se trata de uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.

Ou seja, ela nos diz o que podemos modelar, mas não como. Modelos servem para possibilitar o entendimento do ambiente no qual o sistema irá operar, a comunicação entre as pessoas envolvidas em um projeto, promover a melhor compreensão dos requisitos do projeto, promover a difusão deste conhecimento entre os envolvidos e, avaliar diferentes soluções através da modelagem da solução.

 

Nota DevMan 1. A história da UML

A UML tem origem na compilação das "melhores práticas de engenharia" que provaram ter sucesso na modelagem de sistemas grandes e complexos. Sucedeu aos conceitos de Booch, OMT (Rumbaugh) e OOSE (Jacobson) fundindo-os numa única linguagem de modelagem comum e largamente utilizada. A UML pretende ser a linguagem de modelagem padrão para modelar sistemas concorrentes e distribuídos.

 

Os esforços para a criação da UML tiveram início em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational. Com o objetivo de unificar os métodos Booch e OMT, decorrido um ano de trabalho, foi lançado, em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process - Processo Unificado (como era conhecido). Nesta mesma época, Jacobson se associou à Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para incorporar o método OOSE. Nasceu então, em junho de 1996, a versão 0.9 da UML.

 

A UML possui dois grandes conjuntos de diagramas:

·Estrutural: modelam aspectos estáticos do software focando nas entidades participantes e seus relacionamentos. Os diagramas deste conjunto são: diagrama de classes, objetos, componentes, instalação, pacotes e estrutura.

·Comportamental: modelam aspectos dinâmicos do software focando, na maioria das vezes, como as entidades interagem para prover uma determinada funcionalidade para o usuário. Os diagramas deste conjunto são: diagrama de casos de uso, transição de estados, atividades, interação, seqüência, colaboração e de tempo.

 

Neste contexto, o diagrama de classes não é somente amplamente usado, mas também pode ser considerado o elemento central nas metodologias orientadas a objetos. Ele descreve os tipos de objetos no sistema e os vários tipos de relacionamento estático que existem entre eles.

Existem dois tipos básicos de relacionamentos:

·Associações: por exemplo, um cliente pode alugar vários vídeos;

·Subtipos: uma enfermeira é um tipo de pessoa;

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados