Artigo SQL Magazine 59 - Novidades no SQL Server 2008

Este artigo apresentará alguns dos novos recursos ligados à linguagem T-SQL e o DMF, funcionalidade ligada à administração de servidores de banco de dados SQL Server.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse editorial em PDF

SQL Server

Novidades no SQL Server 2008

 

A versão do SQL Server 2008 traz inúmeros recursos que merecem destaque. Este artigo apresentará alguns dos novos recursos ligados à linguagem T-SQL e uma poderosa funcionalidade ligada à administração de servidores de banco de dados SQL Server em geral, o DMF. Dessa forma, pretendemos agradar aos dois perfis de profissionais que utilizam o SQL Server: o desenvolvedor e o administrador.

A primeira parte do artigo será voltada, principalmente, aos desenvolvedores que utilizam o SQL Server 2005, seja escrevendo código DML comum ou escrevendo procedures e triggers. Serão tratados aqui os principais recursos que foram adicionados à linguagem T-SQL na nova versão do SQL Server 2008. É importante ressaltar que os recursos mostrados aqui são apenas parte do conjunto de novas funcionalidades incluídas nesta versão. Para acesso à lista completa, veja o books online do SQL Server 2008.

A segunda parte trata do DMF (Declarative Management Framework), um conjunto de objetos que permitem a criação de regras que podem ser criadas e associadas, através de uma política de verificação, a determinados itens do servidor de bancos de dados. Por exemplo, através de DMF é possível garantir que todas as funções definidas pelo usuário deverão iniciar com o prefixo ‘fn’ ou que a opção autoshrink de determinado banco de dados não poderá ser habilitada.

 

Declaração e inicialização de variáveis locais

Tente executar o código abaixo numa sessão do Management Studio do SQL Server 2005:

 

declare @lit_contador int = 1

 

A mensagem de erro que você receberá é: "Msg 139, Level 15, State 1, Line 0 Cannot assign a default value to a local variable."

O tipo de construção acima não era válida até a versão 2008 do SQL Server. Assim como nas principais linguagens de programação, a partir desta versão, é possível a declaração e inicialização de variáveis de forma tão simples quanto no exemplo acima.

Esse é um poderoso recurso que foi adicionado à linguagem T-SQL, que em princípio pode parecer uma alteração muito simples, mas que traz muita agilidade e permite que os códigos sejam mais enxutos e limpos.

Tomemos, por exemplo, o fragmento de código mostrado na Listagem 1, que declara três variáveis inteiras e em seguida preenche cada uma delas com valores aleatórios.

 

Listagem 1. Declaração e inicialização de variáveis locais usando T-SQL convencional (até o SQL Server 2005).

 

declare   @lit_xint,

  @lit_yint,

  @lit_zint

 

set @lit_x = 1

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados