Artigo SQL Magazine 62 - Desafio SQL

Artigo publicado Revista SQL Magazine 62.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse editorial em PDF

Desafio de SQL

 

Temos agora mais um capítulo da história da empresa ItsMyBusiness, na qual o DBA  encarregado de resolver todos os pepinos é.... você!

É muito comum no mercado que a empresa contratante espere que o seu DBA seja “fluente em várias línguas”, ou seja, que você seja capaz de lidar com qualquer SGBD. Não importa que você seja especialista ou certificado no SGBD A ou B.

A alta gerência nem faz idéia que o SGBD A é diferente do SGBD B. Portanto eles acham normal que você saia pela empresa resolvendo todos os problemas em qualquer banco de dados como se fosse um simples passe de mágica.

Assim, ou você melhora a sua qualificação técnica ou então melhora a sua capacidade de negociação. Brincadeiras à parte, é claro que é bom que você invista nas duas opções.

Neste artigo, temos um novo problema para você, o DBA faz tudo da ItsMyBusiness.

 

O Problema

Foi aberto um tíquete reportando um problema no sistema da empresa. Para analisar a situação, nós precisamos atualizar uma base de dados de testes trazendo o “dump” dos dados da base no servidor de produção. Tanto a base de testes como a base de produção rodam em ambiente UNIX.

Como a base tem um tamanho considerável, na realidade este dump está dividido em N arquivos DAT. Para este exemplo, vamos considerar que sejam 10 arquivos.

O banco de dados em questão roda em SYBASE, mas isso é o que menos importa neste processo. Só consideramos este ponto para apresentar a sintaxe do comando SQL para atualização da base. Teoricamente, deveríamos ter um padrão ANSI SQL aqui, mas não é exatamente assim que funciona entre os vários SGBDs existentes no mercado." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados