Artigo SQL Magazine 66 - Documentação de scripts utilizando help e execução remota de scripts

Artigo publicado Revista SQL Magazine 66.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 66. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Documentação de scripts utilizando help e execução remota de scripts

 

Há algum tempo atrás percebemos que temos uma quantidade enorme de scripts e que, em muitos casos, nem nos lembramos mais de alguns bons scripts por não utilizá-los com muita frequência.

Decidimos documentar esses scripts e também que o acesso a essa documentação deveria ser rápido e fácil antes que efetivamente usássemos o script, caso contrário não nos ajudaria muito.

Com isso, você já pode imaginar, não é? Como DBAs, já começamos a pensar em criar tabelinhas, inserir informações, criar algumas view, etc. Esta abordagem pode se mostrar bastante acessível e fácil, mas não tão acessível e fácil quanto o próprio help de comandos já presente no SQL*Plus (Nota DevMan 1).

Foi então que surgiu a idéia de, ao invés de criar algo novo, toda uma nova estrutura para este help, porque não utilizar uma estrutura que já exista e que, por sinal, funciona muito bem?

 

Nota DevMan 1. SQL*Plus

O SQL*Plus é um programa em linha de comando para submeter declarações SQL ou PL/SQL ao banco de dados Oracle.

Você pode submeter declarações SQL ou PL/SQL interativamente ou através de scripts. O SQL*Plus é instalado juntamente com o banco de dados Oracle e está localizado no diretório $ORACLE_HOME/bin.

O SQL*Plus pode ser iniciado através da linha de comando ou, no caso do Microsoft Windows, também através do menu “Iniciar”.

Quando o SQL*Plus é carregado, aparecerá o prompt SQL, conforme abaixo:

SQL>

No prompt SQL, você pode submeter declarações SQL ou PL/SQL e também executar tarefas administrativas como “baixar” o banco de dados ou criar um novo usuário. Pode-se ainda executar DMLs como INSERT, UPDATE ou DELETE.

Você pode submeter uma única declaração SQL ou PL/SQL ou múltiplas linhas.

Cada declaração de deve ser finalizada com um ponto e vírgula (;) e, para executar novamente a última declaração executada, basta digitar uma barra (/) e pressionar enter.

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados