Artigo SQL Magazine 72 - Bancos de dados em nuvem com SQL Azure

Neste artigo apresentamos um paralelo entre computação em nuvem e os serviços de banco de dados na internet, com foco no SQL Azure e seus componentes, integrantes da Plataforma Windows Azure da Microsoft.

De que trata o artigo:

Neste artigo apresentamos um paralelo entre computação em nuvem e os serviços de banco de dados na internet, com foco no SQL Azure e seus componentes, integrantes da Plataforma Windows Azure da Microsoft. Além disso, exibimos na prática algumas características suportadas pela ferramenta e que já são nativas do SQL Server. Para finalizar, comentamos sobre o que se pode esperar da computação em nuvem em diversos aspectos relacionados a bancos de dados.

Para que serve:

O atual cenário de computação e de tecnologia vem passando por um momento de transição, onde o provimento de serviços na internet está sendo bastante explorado, com o modelo de computação em nuvem. Aspectos de disponibilidade, mobilidade e custo são os tópicos que mais ganham destaque com a validação e utilização de tecnologias baseadas no modelo proposto. Este artigo retrata as características e serviços de armazenamento de banco de dados em nuvem relacionando conceitos relevantes para usuários que almejam direcionar suas atividades com banco de dados para esse novo contexto.

Em que situação o tema útil:

O modelo de serviços em nuvem se mostra atraente por oferecer uma estrutura de banco de dados altamente disponível, flexível, com garantia de mobilidade e com um custo proporcional apenas ao consumo dos serviços.

Este novo modelo de acesso a dados pode ser encarado como uma solução paliativa ou extensiva para utilizadores que já contam com uma infraestrutura sólida e sofisticada de TI, e também como uma boa alternativa para empresas startups ou desenvolvedores distribuídos geograficamente que desejam iniciar suas atividades.

O cenário de computação está passando por um momento de transição. A quantidade de operações e serviços utilizados na web está crescendo de forma acelerada. A expansão da nuvem é uma das grandes protagonistas por tal crescimento e parte do princípio de que tudo está na web. Isto é, os dispositivos de hardware, o programa a ser acessado, o processamento e armazenamento das informações, tudo está em um determinado lugar na Internet.

A grande rede de computadores, além de permitir comunicação entre os diversos computadores interligados, é o ponto-chave para acesso a uma variedade de tecnologias, produtos e serviços. Os computadores ou softwares locais seriam como um chip conectado à web. O termo “nuvem” é empregado para se criar uma simples analogia com a Internet e por outro lado ocultar a complexidade e trabalho que é reunir todas essas características e conceitos de computação.

Muitos aspectos de computação em nuvem estão associados à virtualização de recursos. Os grandes provedores de serviços e tecnologias aderiram a esse novo modelo de oferecer serviços. Um exemplo é a Microsoft, que está provisionando serviços alocados em seus Data Centers com virtualização. Isso demonstra já uma aposta nesse novo conceito de computação com a exploração dos benefícios da virtualização.

Neste artigo será abordada uma introdução sobre a utilização de serviços de banco de dados em nuvem. Para isso, será explorado o SQL Data Services como destaque e apresentado apenas as características do Data Hub, ambos integrantes do SQL Azure, que por sua vez faz parte da Plataforma Windows Azure da Microsoft.

A Plataforma Windows Azure

A Microsoft inova com a Plataforma Windows Azure, que inicialmente envolve um conjunto de recursos e tecnologias na internet, com a capacidade de prover a execução de serviços de desenvolvimento ou deployment, tanto localmente quanto remotamente em nuvem.

Disponibilizando elementos como serviços, sendo estes acessíveis através da web, esta plataforma oferece ferramentas e funcionalidades atraentes para o desenvolvimento e utilização de soluções já conhecidas da Microsoft aos seus usuários.

A estrutura da plataforma se dá por meio de um sistema operacional, chamado Windows Azure, que por sua vez integra recursos e serviços já conhecidos da Microsoft, como o .NET Services, Live Services e o SQL Services (atual SQL Azure). Todos esses serviços citados podem ser utilizados conjuntamente na nuvem a partir dos Data Centers da Microsoft. A Figura 1 mostra o modelo da Plataforma Azure e seus componentes.

Figura 1. Demonstração da estrutura e componentes da Plataforma Windows Azure

Em 2008 a Microsoft disponibilizou o acesso a essa plataforma através de cadastro na CTP (Community Technology Preview). Nesta primeira versão os usuários tinham suporte a aplicações desenvolvidas em .NET Framework a partir do Windows Azure. Na versão posterior, a Microsoft alterou o nome do serviço voltado para banco de dados relacionais para SQL Azure (anteriormente SQL Services), que junto com seus componentes será o item de destaque a ser abordado neste artigo." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados