ASP.NET Performance - Artigo .Net Magazine 48

Neste artigo daremos dicas para garantir o bom desempenho da sua aplicação ASP.NET.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 38. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

ASP.NET

Performance

Dicas para garantir o bom desempenho da sua aplicação ASP.NET

  

“Se você tiver muita sorte, os seus problemas de performance poderão ser facilmente resolvidos assim que ocorrerem. Mas como na maioria das vezes não é assim que ocorre, você vai ter um enorme esforço para conseguir modificar o seu código, para que alcance um nível de performance aceitável. Esta é uma péssima armadilha para se cair. E na pior das hipóteses, você irá se deparar com uma memorável frase, que às vezes finalizam um projeto: ‘Isto nunca vai funcionar, vamos ter que refazer do zero!’”.

Rico Mariani, Arquiteto, Microsoft.

 

Como você pôde notar, desempenho é uma questão a se preocupar durante o desenvolvimento de um projeto, e nunca após ele estar em produção. Desempenho é um problema de Engenharia de software, e não é responsabilidade apenas do desenvolvedor.

Em geral, todos os integrantes da equipe devem estar envolvidos e comprometidos com o desempenho da aplicação: Arquitetos, Líderes dos Desenvolvedores, Desenvolvedores, Testers, Administradores ou Gerentes de Projeto e em alguns casos, a equipe deve ter um Analista de Desempenho, que será o guia principal da equipe nestas questões.

Este é um assunto muito extenso e veremos aqui apenas alguns pontos sobre esta questão que tira o sono de tanta gente.

 

Por onde começar?

A minha primeira sugestão é que você leia o Guia Improving .NET Application Performance and Scalability (Melhorando a Performance e a Escalabilidade de aplicações .NET). Este é um Guia de arquitetura da Microsoft que você encontra neste link: http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms998534.aspx

Mesmo que você nunca tenha se preocupado com o desempenho de suas aplicações, sugiro que leia este Guia. Esta é uma literatura obrigatória para Arquitetos e Desenvolvedores .NET.  A maioria das questões abordadas neste artigo foi baseada neste guia.

A quantidade de tópicos que temos sobre desempenho é enorme. E estamos falando apenas de uma fonte. Portanto, não espere achar a solução de todos os seus problemas aqui neste artigo. Repito que este é um problema sério e deve ser tratado com cuidado, e de preferência do início ao fim do projeto.

Os quatro primeiros capítulos do material citado anteriormente falam apenas das questões de Engenharia e Arquitetura que envolvem a Performance da sua aplicação. Mas nós não vamos focar nestes pontos, vamos dar uma olhada em algumas questões de desempenho que podemos usar em projetos ASP.NET.

 

Garbage Collector

Quando falamos de desempenho a primeira coisa que nos vem à mente é Memória. E em .NET sabemos que memória é um assunto relacionado ao Garbage Collector. Mas você sabe o que faz o Garbage Collector?

De forma muito simplista podemos dizer que o Garbage Collector é responsável por liberar espaço de memória que não está sendo mais utilizado. Mas há muito mais sobre o " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados