Automatic Storage Management - Revista SQL Magazine 90 - Parte 15

O Oracle ACFS é um sistema de arquivos multiplataforma escalável que aumenta ainda mais as funcionalidades do ASM para dar suporte aos arquivos que são gerenciados normalmente fora do banco de dados

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo?

O Oracle ACFS é um sistema de arquivos multiplataforma escalável que aumenta ainda mais as funcionalidades do ASM para dar suporte aos arquivos que são gerenciados normalmente fora do banco de dados.

Este artigo trata da definição de conceitos e utilização do ASM – Automatic Storage Management, ferramenta da Oracle para gerenciamento do armazenamento de dados. O foco será na apresentação das características e funcionalidades do Oracle ACFS para o sistema operacional AIX.

Em que situação o tema é útil?

Em ambientes Single Instance ou Real Application Cluster o ASM se mostra muito útil para centralizar o armazenamento e administração de espaços, facilitando bastante as tarefas rotineiras do DBA. Em específico, o Oracle ACFS permite gerenciar uma infinidade de tipos de arquivos como arquivos executáveis, arquivos de banco de dados, arquivos de trace do banco de dados, dentre outros.

Resumo DevMan

Este artigo trata das funcionalidades acrescentadas na versão 11.2.0.2 do Oracle ASM para o sistema de arquivos Oracle ACFS, mais particularmente no sistema operacional AIX. É notório que a Oracle tem procurado uma independência completa no que diz respeito ao gerenciamento do banco de dados e esta independência inclui toda a parte de gerenciamento do ambiente de armazenamento, o Oracle ASM está aí para comprovar isso e, quanto menos intervenção do sistema operacional melhor e o Oracle ACFS está aí para comprovar isso também.

Sistema de arquivos é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.

Fazendo analogias, tal organização assemelha-se a uma biblioteca escolar. O bibliotecário organiza os livros conforme o seu gosto, cuja busca, convenientemente, procura deixar mais fácil, sem ocupar muitas prateleiras e assegurando a integridade deste. Além disso, organiza os livros segundo suas características (assunto, censura, etc.). Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com seus assuntos, localizações e códigos respectivos."

[...] continue lendo...

Artigos relacionados