Backup no Oracle

Veja neste artigo Backup no Oracle.

Planejamento Básico

Multiplexando o Control File

Um Banco de Dados Oracle não funciona sem o arquivo de controle. O arquivo de controle é binário e dentro dele são armazenadas informações como:

Estas informações são constantemente atualizadas e sua integridade é fundamental para o funcionamento do banco de dados.

Para multiplexar o control file devemos proceder da seguinte forma:

Verificando o Control File

A multiplexação é uma alternativa barata para quem não tem recursos de espelhamento de discos.

Multiplexando os Arquivos de Redo Log

modificações pertencentes às transações confirmadas não seriam atualizadas no datafiles. Daí a importância de mantermos cópias redundantes dos arquivos de redo log.

Para Multiplexar os grupos de redo log devemos proceder da seguinte forma:

Realizando Backup num BD Oracle

O processo de backup pode ser classificado em duas categorias:

Esses dados podem ser recolocados em um banco de dados qualquer, utilizando-se para isso um utilitário de importação.

Backup de Sistema Operacional

Esta forma de backup é das mais simples de se implementar, entretanto também é a que mais tempo consome e requer que coloquemos o sistema indisponível.

Devemos colocar o banco de dados em modo “single-user”, de modo que somente o administrador tenha acesso ao banco de dados.

Já em modo “single-user”, devemos utilizar o software específico do sistema operacional em uso.

Existe no mercado uma diversidade de produtos que mantém cópias de backups automaticamente, backups incremental, cumulativos, etc...

Cold Backup (Offline)

Da mesma forma que em um backup de sistema operacional, neste tipo de backup também faremos uma cópia física, porém não copiaremos todo o disco. Nesse caso faremos a cópia apenas dos arquivos importantes do banco de dados.

Podemos fazer a cópia destes arquivos utilizando um dos utilitários a seguir.

Sistema Operacional Utilitário
UNIX Cpio, tar, dd, cp
Windows NT Copy
Novel Ncopy
VMS Backup, copy

Os arquivos necessários para fazermos backup são:

Para fazermos tais copias será necessário definirmos o nome e a localização destes arquivos.

Verificando a localização e o nome dos Database Files
Verificando a localização e o nome dos Control Files

Para executar um cold backup dos arquivos recuperados nas queries acima, o banco de dados deverá ser fechado e desmontado, seguido da cópia dos datafiles e control file, e da reinicialização do banco de dados.

Devemos automatizar este processo de forma a reduzir ao mínimo a interferência humana e conseqüentemente às chances de falhas.

Hot Backup (On-Line)

Assim como os demais backups físicos, esse tipo de backup também é feito a partir da cópia dos arquivos físicos para uma mídia diferente daquela onde estão os arquivos originais.

Da mesma maneira em que o Cold backup, esse mecanismo também requer cópias de arquivos específicos, mas com uma diferença, dessa vez com o banco no ar. Assim devemos tomar algumas medidas importantes para garantir que o mesmo mantenha um ponto de integridade no momento que iniciarmos o backup.

Para fazermos um hot backup certifique-se de que o banco de dados esteja operando em ARCHIVELOG mode, a seguir determine quais os conjuntos de tablespaces serão copiadas. Crie scripts para automatizar o processo evitando assim a possibilidade de erros operacionais.

Nunca copie os arquivos de dados (datafiles) e control files do Oracle com o banco de dados no ar, exceto através do processo de hot backup, caso contrário você irá gerar uma cópia corrompida do seu banco de dados.

Executado um Hot Backup

Para executar um backup on-line (hot), temos ter o privilégio de Alter TableSpace e, a partir do Server Manager ou SQL Plus, emitirmos a seguinte seqüência de comandos:

alter tablespace begin backup; /* Proceda a cópia dos datafiles correspondentes à tablespace em backup alter tablespace end backup;

Onde:

Estratégia Básica para Hot Backup

Para manter um backup do banco de dados sempre atualizado, devemos manter um sincronismo das cópias de datafiles, juntamente com os redo logs.

Diferentemente da estratégia utilizada no backup offline, deve-se ter uma estratégia de backup a ser utilizada. O processo de sincronismo entre os datafiles copiados com os redo arquivados deve seguir o seguinte esquema:

t0 Geração de base de dados (carga inicial dos dados)
arch1, arch2, …archn
t1 Inicio do 1º backup on-line (inconsistente) na TBS1 – fazer backup dos archives anteriores e associá-los a carga inicial do banco de dados.
archn+1, archn+2, … archn+n
t2 Fim do 1º backup on-line (inconsistente) na TBS1 – fazer backup dos archives entre o inicio e o fim do backup on-line e associá-los a este conjunto copiado.

Estratégia simplificada de um hot Backup:

Backup do Control File

Os arquivos de controle são muito importantes para um bom funcionamento de um banco de dados, agora será apresentado como deve-se proceder para manter cópias de backup dos arquivos de contro

Trabalhando com o banco de dados em modo NOARCHIVELOG

Nesse modo de operação, só faz sentido fazer backup dos arquivos de controle com o banco de dados em offline, juntamente com todo os procedimentos de Cold Backup Full.

Trabalhando com o banco de dados em modo ARCHIVELOG

Fazendo o backup de controle no modo ARCHIVELOG, deve-se fazer backup do arquivo de controle com o banco de dados online. Para esse tipo de procedimento, existem duas alternativas de backup que são : lógico e físico.

Backup Lógico

O backup lógico implica na geração de um script que recria o arquivo de controle. Este script é gerado a partir do comando abaixo e reside no diretório apontado pelo parâmetro SER_DUMP_DEST.

O script gerado é um arquivo de nome tipo ORA.trc onde DIP é o número do processo do SO que gerou o arquivo. Deve-se renomear esse arquivo para algo semelhante a .sql e editá-lo de forma a eliminar o header até encontrar o comando “STARTUP NOMOUNT...”. Arquivo Gerado:

Dump file C:\ORAWIN95\RDBMS80\trace\ORA10039.TRC Tue Jul 22 20:07:54 2004 ORACLE V8.0.3.0.0 - Production vsnsta=0 vsnsql=c vsnxtr=3 Windows 95 V4.10, OS V192.0, CPU type 586 Personal Oracle8 Release 8.0.3.0.0 - Production With the Partitioning option PL/SQL Release 8.0.3.0.0 - Production Windows 95 V4.10, OS V192.0, CPU type 586 Instance name: orcl Redo thread mounted by this instance: 1 Oracle process number: 13 pid: fff72737 Tue Jul 22 20:07:54 2004 Tue Jul 22 20:07:54 2004 *** SESSION ID:(10.14) 2004.06.03.20.07.54.950 # The following commands will create a new control file and use it # to open the database. # Data used by the recovery manager will be lost. Additional logs may # be required for media recovery of offline data files. Use this # only if the current version of all online logs are available. STARTUP NOMOUNT CREATE CONTROLFILE REUSE DATABASE "ORACLE" NORESETLOGS NOARCHIVELOG MAXLOGFILES 32 MAXLOGMEMBERS 2 MAXDATAFILES 32 MAXINSTANCES 16 MAXLOGHISTORY 1630 LOGFILE GROUP 1 ( 'C:\ORAWIN95\DATABASE\LOG2ORCL.ORA', 'D:\ORAWIN95\DATABASE\LOG20RCL.ORA' ) SIZE 200K, GROUP 2 ( 'C:\ORAWIN95\DATABASE\LOG1ORCL.ORA', 'D:\ORAWIN95\DATABASE\LOG10RLC.ORA' ) SIZE 200K DATAFILE 'C:\ORAWIN95\DATABASE\SYS1ORCL.ORA', 'C:\ORAWIN95\DATABASE\USR1ORCL.ORA', 'C:\ORAWIN95\DATABASE\RBS1ORCL.ORA', 'C:\ORAWIN95\DATABASE\TMP1ORCL.ORA'; # Recovery is required if any of the datafiles are restored backups, # or if the last shutdown was not normal or immediate. RECOVER DATABASE # Database can now be opened normally. ALTER DATABASE OPEN;

Backup Físico

Consiste em aplicar um comando que gera o arquivo de controle de réplica. Binário e com nome e diretório por nós especificado.

Este último modo nem sempre é o mais adequado, pois o procedimento de recuperação pode nos induzir a erros, porém é uma boa alternativa manter os dois tipos de backup para eventuais perdas.

Utilizando o Utilitário The Backup Manager do Oracle

Pode-se utilizar diversos tipos de utilitários para se fazer backup no Oracle, abaixo é apresentado o funcionamento do utilitário padrão do Oracle.

Backup Manager (NOARCHIVELOG mode) caixa de diálogo

Use o Backup Manager para fazer backup do seu banco de dados Oracle8. O Backup Manager tem três modos, dependendo do estado do banco de dados.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados