Ciclo de vida da aplicação: WP7 - Revista easy .net Magazine 12

O artigo aborda o conceito de ciclo de vida dos aplicativos no sistema operacional Windows Phone 7. O ciclo de vida da aplicação é um dos pontos que o desenvolvedor precisa conhecer para criar aplicações que proporcionem uma experiência de uso melhor

De que se trata o artigo

O artigo aborda o conceito de ciclo de vida dos aplicativos no sistema operacional Windows Phone 7. O ciclo de vida da aplicação é um dos pontos que o desenvolvedor precisa conhecer para criar aplicações que proporcionem uma experiência de uso mais adequada ao usuário.

Para que serve

O ciclo de vida ou Life Cycle, resumidamente serve para acompanhar e manipular como a aplicação reage conforme as diversas ações que são acionadas pelo usuário ou não, permitindo que o desenvolvedor tenha acesso a eventos que permitam manipular informações e manter o estado da aplicação.

Em que situação o tema é útil

Entender o ciclo de vida é fundamental para manter o estado de aplicações que manipulam e apresentam dados em interfaces visuais no Windows Phone 7. Entendendo o ciclo de vida, podemos saber qual o melhor modo de registrar os dados e manter o estado da aplicação.


WP7 – Ciclo de vida da aplicação

Conheça como funciona o ciclo de vida de uma aplicação no Windows Phone 7, como a aplicação se comporta conforme as diversas ações previstas ou não, durante o seu uso. Neste artigo será apresentada uma abordagem superficial sobre o conceito de life cycle, assim como alguns exemplos de uso em eventos.

O Windows Phone 7 ou WP7 é o sistema operacional da Microsoft para a plataforma mobile. Sua arquitetura é moderna e cheia de recursos, trazendo uma renovação de tecnologias para quem desenvolve sistemas mobile com as plataformas de desenvolvimento da Microsoft. Para criar aplicativos com qualidade é necessário conhecer como é a sua arquitetura, o que ela disponibiliza e como é o comportamento de uma aplicação no sistema operacional. Um dos pontos que merece uma atenção especial é entender como funciona o ciclo de vida da aplicação, pois dessa forma, podemos proporcionar uma experiência mais rica para o usuário.


O Windows Phone 7, juntamente com o Microsoft Silverlight, trouxe a possibilidade de desenvolver aplicações ricas e interativas para ambientes mobiles. No mês de abril, houve o evento Mix 11 da Microsoft, realizado em Las Vegas, dentre as novidades, temos o lançamento da versão Beta do Silverlight 5 e o anúncio de uma nova atualização para o Windows Phone 7, chamada Mango, que será disponibilizada em breve e que vai trazer uma série de novidades, tanto para os usuários como para os desenvolvedores.

Um dos pontos fundamentos que o desenvolvedor de aplicativos mobile para o Windows Phone 7 deve conhecer é a estrutura das aplicações WP7 e o ciclo de vida (life cycle). Este último define inclusive como será o comportamento da aplicação quando uma determinada ação ocorrer durante a execução do aplicativo.

O Windows Phone 7 tem diversos recursos, dezenas deles podem ser executados enquanto a sua aplicação está em execução. Por exemplo, o atendimento a uma chamada telefônica ou até mesmo o usuário pode querer tirar uma foto de algo e retornar a sua aplicação, e continuar de onde estava. Nem sempre isso é possível sem que você tenha que programar para que isso ocorra.

Para promover a melhor experiência de uso para o usuário do Windows Phone 7, a Microsoft criou um sistema para gerenciar o ciclo de vida de uma aplicação, ou seja, é possível acompanhar desde o momento que a aplicação é instanciada, até o momento em que ela é definitivamente excluída da memória, ou seja, finalizada. Dessa forma o Windows Phone 7 prioriza a aplicação corrente, deixando que outras aplicações sejam automaticamente finalizadas, evitando que várias aplicações sejam executadas ao mesmo tempo, prejudicando a performance da aplicação e dos serviços em geral do Windows Phone 7." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados