De que se trata o artigo

O artigo aborda o conceito de ciclo de vida dos aplicativos no sistema operacional Windows Phone 7. O ciclo de vida da aplicação é um dos pontos que o desenvolvedor precisa conhecer para criar aplicações que proporcionem uma experiência de uso mais adequada ao usuário.

Para que serve

O ciclo de vida ou Life Cycle, resumidamente serve para acompanhar e manipular como a aplicação reage conforme as diversas ações que são acionadas pelo usuário ou não, permitindo que o desenvolvedor tenha acesso a eventos que permitam manipular informações e manter o estado da aplicação.

Em que situação o tema é útil

Entender o ciclo de vida é fundamental para manter o estado de aplicações que manipulam e apresentam dados em interfaces visuais no Windows Phone 7. Entendendo o ciclo de vida, podemos saber qual o melhor modo de registrar os dados e manter o estado da aplicação.


WP7 – Ciclo de vida da aplicação

Conheça como funciona o ciclo de vida de uma aplicação no Windows Phone 7, como a aplicação se comporta conforme as diversas ações previstas ou não, durante o seu uso. Neste artigo será apresentada uma abordagem superficial sobre o conceito de life cycle, assim como alguns exemplos de uso em eventos.

O Windows Phone 7 ou WP7 é o sistema operacional da Microsoft para a plataforma mobile. Sua arquitetura é moderna e cheia de recursos, trazendo uma renovação de tecnologias para quem desenvolve sistemas mobile com as plataformas de desenvolvimento da Microsoft. Para criar aplicativos com qualidade é necessário conhecer como é a sua arquitetura, o que ela disponibiliza e como é o comportamento de uma aplicação no sistema operacional. Um dos pontos que merece uma atenção especial é entender como funciona o ciclo de vida da aplicação, pois dessa forma, podemos proporcionar uma experiência mais rica para o usuário.


O Windows Phone 7, juntamente com o Microsoft Silverlight, trouxe a possibilidade de desenvolver aplicações ricas e interativas para ambientes mobiles. No mês de abril, houve o evento Mix 11 da Microsoft, realizado em Las Vegas, dentre as novidades, temos o lançamento da versão Beta do Silverlight 5 e o anúncio de uma nova atualização para o Windows Phone 7, chamada Mango, que será disponibilizada em breve e que vai trazer uma série de novidades, tanto para os usuários como para os desenvolvedores.

Um dos pontos fundamentos que o desenvolvedor de aplicativos mobile para o Windows Phone 7 deve conhecer é a estrutura das aplicações WP7 e o ciclo de vida (life cycle). Este último define inclusive como será o comportamento da aplicação quando uma determinada ação ocorrer durante a execução do aplicativo.

O Windows Phone 7 tem diversos recursos, dezenas deles podem ser executados enquanto a sua aplicação está em execução. Por exemplo, o atendimento a uma chamada telefônica ou até mesmo o usuário pode querer tirar uma foto de algo e retornar a sua aplicação, e continuar de onde estava. Nem sempre isso é possível sem que você tenha que programar para que isso ocorra.

Para promover a melhor experiência de uso para o usuário do Windows Phone 7, a Microsoft criou um sistema para gerenciar o ciclo de vida de uma aplicação, ou seja, é possível acompanhar desde o momento que a aplicação é instanciada, até o momento em que ela é definitivamente excluída da memória, ou seja, finalizada. Dessa forma o Windows Phone 7 prioriza a aplicação corrente, deixando que outras aplicações sejam automaticamente finalizadas, evitando que várias aplicações sejam executadas ao mesmo tempo, prejudicando a performance da aplicação e dos serviços em geral do Windows Phone 7.

Os aparelhos com Windows Phone 7 atualmente mantêm certo padrão no layout do hardware, sendo que três botões são parte fundamental do sistema operacional, são os botões BACK, START e SEARCH.

O botão BACK é utilizado como default para a navegação de páginas, servindo como voltar, se você estiver navegando através de um controle Web Browser ou uma aplicação, por exemplo, ele vai funcionar como um recurso de voltar para a página visitada anteriormente e se você apertar o botão BACK na página inicial da aplicação, ela finaliza a aplicação. É importante saber que o botão BACK pode ser utilizado pelo programador para realizar alguma rotina, como apresentar alguma mensagem de aviso ou retornar ao Menu da Aplicação etc.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo