Code Snippets - Usando e criando templates de código

Saiba o que são Code Snippets, como usar Code Snippets no Visual Studio, como criar e alterar e instalar novos Code Snippets e compartilhar com outros desenvolvedores.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Code Snippets - Usando e criando templates de código

Lorenzo Minore

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·O que são Code Snippets;

·Usando Code Snippets no Visual Studio 2005;

·Criando e alterando Code Snippets;

·Instalando novos Code Snippets e compartilhando com outros desenvolvedores.

 

Visual Studio 2005.

 

Os Code snippets (fragmentos de código) do IntelliSense constituem uma das novas características do Visual Studio 2005. Code snippets podem ser personalizados de várias formas e foram idealizados para realizar rapidamente tarefas, desde as mais simples até as intermediárias. Podemos rapidamente inserir trechos de código prontos, bastando pressionar algumas teclas. Por exemplo, existem estruturas prontas para as principais construções da linguagem usada, como um bloco Select Case. Ou mesmo para realizar tarefas comuns do desenvolvimento, como ler um arquivo.

Neste artigo descreverei como usar os Code snippets instalados no Visual Studio 2005, como editar o conjunto existente ou criar o seu próprio, como compartilhar seus Code Snippets com outros usuários e onde procurar por outros templates.

Inserindo Code Snippets

Code snippets podem ser inseridos de várias maneiras. Se estiver no editor, use o Code Snippet Inserter. Para isso, você pode clicar de direita no editor e selecionar o comando Insert Snippet do menu de contexto. No Visual Basic você também pode digitar "?” e então pressionar a tecla Tab para obter o mesmo resultado. O Code Snippet Inserter tem algumas características em comum com o IntelliSense, permitindo navegar através da estrutura de diretórios de fragmentos para selecionar aquele desejado (Figura 1). Serão exibidos Tooltips ao lado do fragmento atualmente selecionado, para fornecer uma descrição e o atalho do mesmo.

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados