Configurando os Serviços e Conexões do Microsoft SQL Server 2005 – Parte I

Aprenda como configurar as conexões e serviços do SQL Server 2005, através do SQL Server Configuration Manager.

Configurando os Serviços e Conexões do Microsoft SQL Server 2005 – Parte I

Herleson Paiva Pontes

Uma das tarefas rotineiras de um Administrador de Banco de Dados é configurar o SQL Server, estabelecendo os serviços disponíveis, formas de conexão ao servidor e recursos disponíveis para as instâncias instaladas. Em versões anteriores, realizar este trabalho consumia muito tempo, principalmente em ambientes distribuídos ou com vários servidores distribuídos pela
rede.

Pensando em agilizar o trabalho dos DBAs, o Microsoft SQL Server 2005 vem com duas ferramentas que permitem a configuração dos serviços, conexões e recursos de instâncias: o SQL Server Configuration Manager e o SQL Server Surface Area Configuration.

Estas ferramentas oferecem ao Administrador o poder de realizar todas essas configurações
em instâncias locais e remotas, de forma simples e eficiente.

Neste artigo, apresentaremos como configurar os serviços e conexões de instâncias do SQL Server 2005 utilizando o SQL Server Configuration Manager. Este artigo é o primeiro de uma série de dois, que mostra como realizar a configuração inicial dos serviços e conexões do SQL Server 2005.

Para este artigo, utilizaremos o SQL Server 2005 Evaluation Edition, disponíveis para download no site da Microsoft: http://www.microsoft.com/sql/default.mspx.

Configurando Serviços e Rede com o Configuration Manager

O SQL Server Configuration Manager é o utilitário baseado no sistema de console (snap-in) responsável por gerenciar os serviços relacionados às instâncias locais do SQL Server e os protocolos de conexões permitidos. Esta ferramenta está localizada no grupo Configuration Tools, presente na pasta Microsoft SQL Server 2005 do menu iniciar. Ao executá-lo, é exibida uma janela semelhante à Figura 1.

 

Figura 1. SQL Server Configuration Manager.

O Configuration Manager gerencia três características do servidor, que estão localizados no lado esquerdo da janela. Estas características são:

·SQL Server 2005 Services: Este item é responsável por todos os serviços relacionados ao SQL Server. Nesta opção é possível iniciar, pausar, parar e reiniciar
um serviço, além de definir seu modo de inicialização (automática, manual ou desativada).

·SQL Server 2005 Network Configuration: Esta opção permite ao Administrador configurar os protocolos de rede que o SQL Server irá aceitar. A versão 2005
suporta quatro protocolos: TCP/IP, Pipes Nomeados, VIA e Memória Compartilhada.

·SQL Native Client Configuration: Define a ordem dos protocolos utilizados pelos clientes que acessam o SQL Server e a criação de Alias de conexões.

O primeiro passo ao configurar o servidor é definir como serão iniciados os serviços. Caso o
DBA tenha instalado todos os serviços disponíveis, o SQL Server 2005 trará 7 (sete) itens:

·SQL Server 2005: Este é o principal serviço do SQL Server, sendo responsável por toda a gerência dos bancos de dados do servidor. O serviço SQL Server Agent depende deste serviço.

·SQL Server Browser: Fornece informações sobre as instalações existentes do SQL Server em um servidor para aplicativos clientes, como o SQL Server Management Studio. Desta forma, o usuário consegue encontrar facilmente a instância que
deseja se conectar.

·SQL Server Analysis Services: Serviço responsável pela análise de dados e a geração de informações que dão suporte a softwares de apoio a decisão. É a
principal ferramenta de Business Intelligence.

·SQL Server Integration Services: Responsável pela importação, transformação e exportação de dados, através de pacotes customizáveis. Utilizando para integrar diferentes fontes de dados.

·SQL Server Reporting Services: Fornece componentes para a criação de relatórios de dados relacionais e de análise. Este serviço precisa do IIS (Internet Information Services) para sua execução.

·SQL Server FullText Search: Serviço responsável pela execução de buscas em
dados não estruturados (textos).

·SQL Server Agent: Serviço de execução de tarefas agendadas e envio de alertas,
de acordo com o estado do banco e do servidor.

Para verificar o estado de cada um destes serviços e alterar suas propriedades, abra o item
SQL Server 2005 Services. O Configuration Manager exibirá uma tela idêntica a Figura 2. No exemplo da figura, todos os serviços estão ativados.

 

Figura 2. Serviços do SQL Server 2005.

Interessante notar que, ao lado do nome de alguns serviços do SQL Server, o nome da instância relacionada a este serviço é exibido. Caso você possua um servidor com diversas instâncias do SQL Server, os serviços farão referência à instância a qual eles pertencem. Serviços sem o nome da instância indicam que são comuns a todas as instalações do SQL Server no servidor, como é o caso do navegador (Browser) e do serviço de integração (Integration).

Para iniciar um serviço, clique com o botão direito em cima do nome e escolha a opção Start. Também é possível pausar, parar e acessar as propriedades de um serviço com o menu rápido.

Nas propriedades do serviço, a parte mais importante é a definição do modo de inicialização do serviço, na guia Serviço. Um serviço pode ser iniciado automaticamente (quando o servidor é ligado), manualmente (através de programas ou pelo próprio Configuration Manager) ou desativado (não é iniciado de nenhuma forma). A Figura 3 mostra a configuração do modo de inicialização do serviço SQL Server para Automático (Automatic).

 

Figura 3. Propriedades do serviço do SQL Server 2005.

Para nosso exemplo, todos os serviços devem está em execução e iniciarão automaticamente. Finalizada esta etapa, a próxima é definir as configurações de rede do nosso servidor de dados.

O item SQL Server Network Configuration permite ao Administrador configurar quais protocolos a instância utilizará. Ao expandir este item, o Configuration Manager exibirá os protocolos por instância presente no servidor.

Vale lembrar que a edição Express possui uma limitação de conexões de rede: são suportadas até 10 (dez) conexões simultâneas em uma instância Express. Acima deste valor, o SQL Server retornará um erro para os clientes que tentarem conexão.

No exemplo da Figura 4, temos duas instâncias do SQL Server 2005 (SQL1 e SQL2) instaladas no servidor.

 

Figura 4. Configuração de rede do SQL Server 2005.

Ao acessar o item Protocols for SQL1, são exibidos os protocolos disponíveis e os seus respectivos status. O SQL Server 2005 oferece suporte a quatro protocolos diferentes, que são:

·Shared memory (Memória Compartilhada): Este protocolo permite que você se conecte a uma instância SQL Server presente localmente. Este protocolo não pode ser utilizado para acesso via rede.

·Named Pipe (Pipes Nomeados): Esta opção permite acesso ao SQL Server através de diversos protocolos, como o NetBEUI e IPX/SPX. O protocolo é definido de acordo com as configurações do cliente que está acessando.

·TCP/IP: Protocolo comumente usado para transmissão de dados em redes heterogenias (diversas arquiteturas), como a internet. Oferece padrões de roteamento de tráfego e configurações avançadas de segurança.

·VIA (Virtual Interface Architecture): Protocolo específico para redes de sistema. Nesta rede, os dados trafegam em alta velocidade e são utilizadas para a comunicação entre servidores e/ou clusters. A edição Express não suporta este protocolo.

Uma característica importante do SQL Server 2005 Express é que esta edição vem com o suporte a conexões remotas desativado. Para ativar ou desativar um protocolo, clique com o botão direito no nome do protocolo e selecione a opção desejada.

Para o nosso exemplo, os protocolos TCP/IP e Shared Memory estarão habilitados. Os demais continuarão desabilitados.

Uma vez finalizada estas configurações iniciais, o servidor de dados já está pronto para receber as solicitações dos clientes através da rede e localmente, através de programas como o Management Studio.

Conclusão

O SQL Server Configuration Manager centraliza todo o gerenciamento dos serviços das instâncias e dos protocolos suportados em uma única ferramenta, facilitando a administração das instâncias do SQL Server. Neste artigo apresentamos como configurar os serviços das instâncias instaladas, além de ativar os protocolos que serão suportados pela instância. No próximo artigo, veremos o SQL Server Surface Area Configuration e como configurar serviços, conexões e recursos das instâncias do SQL Server 2005.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados