Configurando uma solução de replicação para alta disponibilidade no Oracle - Revista SQL Magazine 104

Este artigo apresenta como devemos proceder para configurar o Oracle GoldenGate de forma que ele seja utilizado como a solução de replicação de um banco de dados.

De que se trata o artigo

O Oracle GoldenGate proporciona a aquisição, distribuição e entrega de dados em tempo real e com baixo impacto através de sistemas heterogêneos. Assim, ele oferece integração com tecnologias e aplicações Oracle, suporte para sistemas heterogêneos adicionais, e alto desempenho. O Oracle GoldenGate transporta transações confirmadas com integridade transacional e mínimo impacto sobre sua infraestrutura existente.

Em que situação o tema é útil

Para iniciar o aprendizado sobre como administrar, configurar e manter o sistema de replicação GoldenGate, ou mesmo decidir se ele deve ser utilizado em uma implementação baseando-se em suas funcionalidades, recursos, limitações e ferramentas de administração. A escolha do sistema de replicação é parte importantíssima na estratégia de implementação de alta disponibilidade de uma aplicação de missão critica.

Resumo DevMan

Este artigo apresenta como devemos proceder para configurar o Oracle GoldenGate de forma que ele seja utilizado como a solução de replicação de um banco de dados. Será demonstrado como o administrador de banco de dados pode instalar, iniciar e configurar o GoldenGate. Serão então demonstradas as principais tarefas necessárias para a verificação do correto funcionamento do GoldenGate.

A replicação de dados é muito utilizada nos bancos de dados relacionais, principalmente para garantir alta disponibilidade em sistemas críticos e, em segundo lugar, para prover escalabilidade horizontal (onde a carga é distribuída entre outros servidores). A replicação trata do envio dos dados alterados de um servidor para outro e os principais SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) do mercado possuem esta funcionalidade.

Em julho de 2009, a Oracle Corporation, célebre devoradora de pequenas, médias e grandes empresas, adquiriu a GoldenGate, uma companhia com uma solução de replicação heterogênea. Desde então, a Oracle passou a encorajar seus clientes a utilizar o GoldenGate ao invés do Streams, sua antiga plataforma de replicação heterogênea.

A capacidade de executar replicação heterogênea significa que dados podem ser replicados entre versões do Oracle Database diferentes (por exemplo, entre Oracle 10gR2 e 11gR2), entre sistemas operacionais diferentes (por exemplo, entre AIX e Windows), entre arquiteturas diferentes (por exemplo, entre Intel Itanium e SPARC), e no caso do GoldenGate, até entre SGBDs diferentes, como entre o Oracle e o DB2. Na verdade, o Oracle Database nem precisa estar envolvido na solução, o GoldenGate pode ser utilizado para replicação entre dois servidores Microsoft SQL Server, por exemplo.

Um grande uso da replicação heterogênea, além dos já mencionados, é possibilitar a migração entre versões, sistemas operacionais, arquiteturas ou SGBDs diferentes com um tempo mínimo de parada, pois não é preciso ter o sistema indisponível durante uma lenta operação de Backup e Restore: apenas "vira-se a chave" para que a aplicação passe a utilizar o novo servidor, que foi constantemente atualizado. Desta forma, um cliente que comprou um AIX em uma máquina nova e muito poderosa, pode migrar seu banco de dados que atualmente está em um antigo servidor Intel de 32 bits com um tempo de indisponibilidade muito pequeno, mesmo tradando-se de um banco de dados na casa de Terabytes.

Topologias de replicação

Além de oferecer a flexibilidade entre a origem e o destino dos dados, o GoldenGate permite que a topologia da replicação seja feita de muitas formas diferentes:

Observe na Figura 1 a visualização gráfica destes tipos de replicação, sendo todos estes cenários possíveis com o GoldenGate. Além de todos estes tipos de replicação, o GoldenGate permite, através de configurações, que os dados sejam filtrados antes de serem transmitidos (replicando só o que importa, economizando recursos de rede), e até mesmo transformados ao serem aplicados no servidor destino (por exemplo, replicando uma tabela com outro nome, ou alterando o conteúdo da coluna de salário de uma tabela de funcionários).

Figura 1. Modelos de replicação de dados.

Neste artigo iremos iniciar a utilização do GoldenGate por sua forma mais simples; uma replicação unidirecional entre SGBDs, versões de sistemas operacionais e plataformas iguais. Este é um guia rápido para uma implementação de replicação simples de um único SCHEMA entre dois servidores Linux x86-64 utilizando Oracle Database 11gR2.

Conhecendo o GodenGate

Antes de partirmos para a prática, precisamos conhecer os processos que compõe o GoldenGate. Ele é composto pelos seguintes componentes:

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados