C# 4.0: O que vem por aí

Ao longo deste artigo você vai entrar em contato com o que há de mais novo na quarta versão da linguagem que mudará mais uma vez a maneira com que criamos códigos.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Novidades - Expert

C# 4.0

O que vem por aí

 

Entre os dias 27 e 30 de agosto de 2008 a Microsoft realizou a Professional Developers Conference (PDC). Não é todo ano que há PDC, isso só acontece quando a Microsoft tem algo de muito novo a apresentar. Este ano foi o Windows Azure, do qual a .Net Magazine falará em breve. Ainda assim, o assunto do PDC não foi somente Azure. Aproveitou-se a excelente oportunidade de reunir milhares de pessoas chave para o ecossistema Microsoft para apresentar também uma versão mais evoluída do Visual Studio 2010, assim como o C# 4.0 e o Visual Basic X (versão 10). As evoluções do C# são interessantíssimas e significativas. Ao longo deste artigo você vai entrar em contato com o que há de mais novo na quarta versão da linguagem que mudará mais uma vez a maneira com que criamos códigos.

 

Novo até demais

O que será apresentado neste artigo está baseado no que foi apresentado nas palestras sobre C# 4.0 do PDC. Muito do que foi apresentado ainda não está disponível para testes da comunidade. Ainda assim, a Microsoft lançou um CTP (Community Technical Preview) do Visual Studio 2010 na forma de uma máquina virtual de quase 8 gigabytes de um Windows Server 2008. Você pode obtê-la em http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=131310, mas tenha em mente que nem tudo o que será apresentado neste artigo funcionará ainda nesta máquina virtual, disponibilizada no último dia do PDC. Até a publicação deste artigo provavelmente uma nova máquina virtual estará disponível, já que a atual expirará em primeiro de janeiro de 2009, e ela deverá ter uma versão em que o código deste artigo funcione por completo.

Além disso, o lançamento do Visual Studio 2010, do .Net Framework 4.0, do C# 4.0 e do VB X estão previstos somente para 2010. É possível que a Microsoft faça o lançamento ao fim de 2009, antecipando levemente o calendário, da mesma forma com que fez com o Visual Studio 2008, que foi lançado em Novembro de 2007. Até o lançamento, que está a muitos meses de distância, muito ainda mudará no C# 4.0, já que ele não está ainda “feature complete”, ou seja, não possui codificadas ainda todas as funcionalidades previstas para o lançamento. Há ainda muitas questões em aberto, principalmente nos itens que tratam dos novos aspectos dinâmicos da linguagem. A Microsoft não esconde tais pontos e está expondo-os à comunidade e obtendo feedback. Não é incomum encontrar um membro do time de desenvolvimento do C# 4.0 blogando sobre uma funcionalidade que está em desenvolvimento e sobre a qual gostaria de feedback. Aproveite esta oportunidade se você quiser participar do processo de evolução desta linguagem, que tem crescido a cada novo release.

 

O que há de novo?

Em entrevistas, palestras, publicações, e blogs, a Microsoft tem colocado as motivações que dirigem a nova versão do C#. A versão 3.0, foi claramente dirigida pelo LINQ, e a versão 2.0 pelos generics. A versão 4.0 está dividida em quatro itens principais, que serão o foco deste artigo. São evoluções graduais na linguagem, e que não mudarão drasticamente a maneira de codificar. Ainda assim, não utilizar as novidades propostas significará a perda de excelentes oportunidades.

Qual é o foco do C# 4.0 então? O foco é dinamismo e melhor integração e facilidade de uso da linguagem. No C# 4.0 muito do barulho e da dificuldade da codificação que eram comuns no C# serão removidos ou solucionados. Isso será visto particularmente na integração com o COM, que é um dos assuntos que serão discutidos.

Outro foco é a evolução paralela do C# com o Visual Basic. Anders Hejlsberg, o principal pai do C#, quando fez a palestra de apresentação do C# 4.0 no PDC deixou extremamente claro que o VB e o C# evoluirão em paralelo a partir de agora. Isso significa que o VB passará a ganhar algumas funcionalidades que somente o C# possuía, e vice-versa. Assim, você verá também neste artigo que o C# terá em sua quarta versão algo que o VB possui desde versões pré .Net, como parâmetros opcionais e nomeados em chamadas de método, algo que o CLR permitia desde o princípio do .Net. Essa evolução em paralelo já estava evidente no lançamento de 2008, mas somente agora ela está formalizada. Ainda assim, não espere ver XML Literals no C#, ou chamadas unsafe no VB. São funções que não foram sequer mencionadas, e eu não acredito que estas barreiras serão rompidas. Apesar de levemente polêmica, vejo a evolução em paralelo com bons olhos.

 " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados