Cursores no SQLServer

Veja nesse artigo como trabalhar com Cursores no SQL Server. Iremos aprender sobre os T-SQL e os cursores API.

As operações com conjuntos de linhas é uma das características que define um banco de dados relacional. Um conjunto pode ser vazio ou poderá conter uma única linha, mas ainda assim será um conjunto. Isso é útil e necessário para operações relacionais e algumas vezes inconvenientes para os aplicativos.

Apesar da expansão do SQL fornecida pelo T-SQL para tornar muito mais programável, ainda existem operações de alto cost, difíceis ou simplesmente impossíveis de se realizar em conjuntos.

Os cursores ajudam a lidar com algumas destas situações, pois é um objeto que aponta para uma determinada linha dentro de um conjunto. Podendo assim executar operações como: atualizar, excluir ou mover dados.

Entendendo os Cursores

O SQL Server suporta dois tipos de cursores: os cursores T-SQL e os cursores API (Application Programming Interface). Neste artigo falarei dos cursores do tipo T-SQL, isso porque para utilizarmos um cursor API teremos que ter a documentação apropriada de cada API que será utilizada, ou seja, os cursores do tipo API são específicos de cada API.

Os cursores T-SQL são criados usando o comando DECLARE CURSOR. Quando estamos utilizando um cursor a partir de uma aplicação conectada a um servidor Microsoft SQL Server, cada operação no cursor requer uma viagem de ida e volta através da rede.

O conjunto de linhas para o qual um cursor aponta é definido pelo comando SELECT. Existem algumas restrições SELECT ao se criar um cursor T-SQL:

Vamos analisar algumas características dos cursores e para não confundir muito dividirei em três grupos de cursores pelas suas características:

Refletindo alterações

Se criarmos um cursor com a instrução abaixo:

SELECT * FROM rg_cidade WHERE nmcidade LIKE '%i%'

O banco de dados irá retornar algo similar à imagem abaixo.

Imagine se alguém alterar a linha do registro ‘Farroupilha’ o que acontecerá com o conjunto de dados apontados pelo cursor?

Existem dois tipos de reflexos que podem ser determinados separadamente quando você criar o seu cursor:

Rolagem

Outra característica é se você poderá utilizar o cursor para rolar para frente e para trás ou somente para frente. Aqui encontraremos o velho dilema velocidade X flexibilidade. Os cursores que vão apenas para frente são significativamente mais rápidos, mas menos flexíveis.

Atualização

Por último, é se as linhas podem ser atualizadas pelo cursor. Mais uma vez, os cursores de somente leitura geralmente são mais eficientes, porem menos flexíveis.

Tipo de cursor

O T-SQL suporta quatro tipos de cursor diferentes:

Cada tipo de cursor armazena os dados de maneira diferente e cada um suporta diferentes tipos de combinações de características descritas anteriormente. Veja a descrição de cada tipo de cursor abaixo:

Os cursores keyset podem ser updatable (atualizáveis) ou read-only (somente-leitura) e também scrollable (roláveis) ou forward-only (apenas para frente).

Um cursor keyset é fixado quando você declara o cursor. Se uma linha que satisfaça as condições selecionadas for adicionada enquanto o cursor estiver aberto ela não será adicionada ao conjunto de dados.

Embora a associação na definição do cursor seja fixada quando você abre o cursor, as alterações aos valores de dados nas tabelas subjacentes geralmente são refletidas. Por exemplo, as alterações para o valor nmcidade da linha “Farroupilha” seriam retornadas pelo cursor. As alterações para os valores definidos por chaves, contudo refletirão no cursor apenas se forem feitas pelo cursor. Para continuar o exemplo anterior, se o valor fosse alterado pelo cursor, este retornaria, então, o valor alterado. Porém, se a alteração fosse feita por outro usuário, este cursor continuará retornando o valor anterior.

Criando cursores

Para criar um cursor, utilizamos a instrução DECLARE CURSOR. A sintaxe da instrução DECLARE CURSOR copiada do Books Online é:

Veja abaixo a explicação para cada linha da instrução acima:

  1. É usado para definir o escopo do cursor assim como funciona em tabelas temporárias (@local ou @@global).
  2. Indica a rolagem a ser definida para o cursor e aceita as palavras-chaves: FORWARD_ONLY e SCROLL.
  3. Usado para definir o tipo do cursor a ser criado: STATIC, KEYSET, DYNAMIC e FAST_FORWARD.
  4. Indica o tipo de bloqueio, se as linhas poderão ser atualizadas pelo cursor e, se assim for, se outros usuários também poderão atualizá-los.
  5. Este parâmetro instrui o SQL Server para enviar uma mensagem de aviso para o cliente se um cursor for convertido do tipo especificado em outro tipo.
  6. Específica às linhas a serem incluídas no conjunto do cursor.
  7. Este parâmetro é opcional, por padrão os cursores são atualizáveis a não ser que o parâmetro de bloqueio seja READ_ONLY. Neste parâmetro podem-se especificar as linhas que permitem a atualização. Se forem omitidas todas as colunas na instrução serão atualizáveis.

Variáveis de cursor

O T-SQL permite declarar variáveis do tipo CURSOR. A sintaxe DECLARE padrão não cria o cursor, para isso use o SET a variável explicitamente. Este tipo de sintaxe é útil quando desejamos criar variáveis que possam ser atribuídas a diferentes cursores, o que poderá fazer se criar um procedimento genérico que opere em vários conjuntos de resultados.

Abrir um cursor

A declaração de um cursor cria um objeto cursor, mas não cria o conjunto de linhas que serão manipuladas pelo cursor. O conjunto do cursor não será criado até que se abra o cursor.

OPEN [GLOBAL] cursor_ou_variável

Feche um cursor

Após ter terminado de usar um cursor, devemos fechá-lo. A instrução CLOSE libera os recursos usados para manter o conjunto do cursor e também liberta quaisquer bloqueios que tenham sido colocados nas linhas se tiver usado parâmetros como: SCROLLOCKS.

CLOSE [GLOBAL] cursor_ou_variável

Desalocar um cursor

Na sequência de criação de um cursor o DEALLOCATE é o último comando. Sua sintaxe é parecida com os comandos anteriores:

DEALLOCATE [GLOBAL] cursor_ou_variável

Este comando remove o identificador do cursor e não o cursor ou variável. O cursor não será removido até que os identificadores sejam desalocados ou fiquem fora do escopo.

Manipulando linhas com um cursor

O T-SQL suporta três comandos diferentes para trabalhar com cursores: FETCH, UPDATE e DELETE.

O comando FETCH recupera uma linha especifica do conjunto do cursor. Em sua forma mais simples, o comando FETCH possuí a seguinte sintaxe:

FETCH cursor_ou_variável

Um comando FETCH simples

Abaixo veremos um cursor criado para retornar o primeiro registro da tabela de cidades.

Podemos também utilizar o FETCH para armazenar o resultado em uma variável utilizando o FETCH cursor INTO variável. Veja o exemplo abaixo:

Além disso, podemos utilizar o FETCH para com uma combinação de palavras chaves, por exemplo:

FETCH NEXT com um cursor firehose

Atualizando linhas com um cursor

Desde que o cursor seja atualizável, alterar os valores subjacentes em um conjunto do cursor é bastante simples. Vejamos o exemplo abaixo:

Observe que este script irá retornar duas consultas, uma com o valor inicial do cursor e outro é o SELECT depois do UPDATE.

Monitoramento dos cursores

O T-SQL fornece duas variáveis globais e uma função para auxiliar a compreender o que está acontecendo com os cursores, @@CURSOR_ROWS que retorna o número de linhas no cursor aberto por último pela conexão, abaixo veremos uma tabela com os valores que podem ser retornados pela @@CURSOR_ROWS.

-m O cursor ainda não foi completamente preenchido.
-1 O cursor é dinâmico e o número de linhas pode variar.
0 Ou nenhum cursor foi aberto ou o mais recente não foi fechado e liberado ou o cursor contem 0 linhas.
N O número de linhas no cursor.

@@FETCH_STATUS retorna informações sobre o último comando FETCH que foi lançado, a tabela baixo mostra os valores de retorno para @@FETCH_STATUS.

0 O FETCH foi realizado com sucesso.
-1 O FETCH falhou.
-2 O registro trazido foi perdido.

CURSOR_STATUS é uma função T-SQL que possuí a seguinte sintaxe:

CURSOR_STATUS (tipo, cursor_ou_variável)

O tipo pode ser: local, global ou variable. Os resultados da função seguem na tabela abaixo:

1 Se a função for chamada para um cursor dynamic, o conjunto do cursor possuirá zero, uma ou mais linhas. Se a função for chamada para outro tipo de cursor, ela possuirá ao menos uma linha.
0 Conjunto de cursores está vazio.
-1 O cursor está fechado.
-2 É retornado apenas para as variáveis de cursor. Ou o cursor atribuído à variável especificada está fechado ou nenhum cursor foi atribuído à variável ainda.
-3 O cursor ou variável de cursor especificada não existe.

Conclusão

No dia-a-dia os cursores facilitam o desenvolvimento e facilitam o trabalho em conjunto de dados, ou seja, dados que não poderiam ser manipulados somente utilizando cláusulas básicas do SQL.

Entretanto, os cursores são uma “faca de dois gumes”. Tudo o que ele provém de facilidade, pode também converter-se em cost. Um exemplo clássico é uma consulta com um cursor em relação a um comando SELECT. O SELECT tem menos cost e o resultado final será o mesmo.

Partindo desta premissa recomendo utilizar cursores quando realmente sejam imprescindíveis

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados