Editorial SQL Magazine 12

O uso de softwares gratuitos no mundo coorporativo é uma realidade. Diante de uma resistência inicial por parte tanto das organizações cliente quanto da indústria do software, o software livre amadureceu e ganhou força.

O uso de softwares gratuitos no mundo coorporativo é uma realidade. Diante de uma resistência inicial por parte tanto das organizações cliente quanto da indústria do software, o software livre amadureceu e ganhou força. Vencida a barreira cultural inicial, ele já começa a tomar espaço de grandes fornecedores de TI. Um exemplo é o crescente uso de Linux em servidores coorporativos.

Neste cenário, destacamos também a evolução de soluções gratuitas de servidores de bancos de dados. Embora ainda distantes dos principais provedores de sistemas gerenciadores de bancos de dados, os SGBDs gratuitos já são uma boa opção para sistemas de pequeno, médio e, em alguns casos, grande porte.

De olho nas transformações ocorridas no mercado de tecnologia, a SQL Magazine traz nessa edição como tema da matéria de capa a construção de sistemas gerenciadores de bancos de dados em servidores Linux. É o primeiro artigo de uma série que ajudará o leitor na difícil missão de configurar de forma otimizada o Linux como base para um SGBD.

Também destacamos nessa edição um artigo que guiará o leitor no desenvolvimento de sistemas segundo o paradigma orientado a objetos utilizando a tecnologia Java e princípios da Engenharia de Software. É o primeiro artigo de uma série que abordará desde questões conceituais sobre as tecnologias a serem utilizadas até o desenvolvimento de um sistema seguindo as etapas de análise, projeto, codificação e teste. Sem dúvida uma grande oportunidade para aperfeiçoarmos a forma como desenvolvemos software.

Como sempre, contamos também nessa edição com a colaboração do subeditor Paulo Ribeiro. Na matéria ele dá continuidade ao uso de traces no SQL Server, assunto que foi iniciado em artigo publicado na edição 11. Temos também uma matéria apresentando a ferramenta CASE PowerDesigner. Neste trabalho o enfoque é prático e está concentrado nas funcionalidades relacionadas ao projeto de banco de dados.

Em outro artigo bastante interessante, Ricardo Rezende, novo subeditor da SQL Magazine, apresenta em um passo a passo como construir bancos de dados utilizando o Oracle 9i. Por fim, temos uma matéria do Prof. Eduardo Bezerra que discute questões intrigantes sobre desnormalização, um assunto no mínimo muito envolvente.

Para finalizar, gostaria de informar a você que na próxima edição a SQL Magazine estará abrindo uma nova seção. O objetivo é nos aproximar ainda mais de vocês disponibilizando para isso uma seção de perguntas e respostas onde estaremos colocando alguns leitores que enviaram suas dúvidas para atendimento@devmedia.com.br e cuja dúvida tenha sido selecionada em contato com especialistas. Os questionamentos selecionados e suas respostas serão publicadas na revista.

Você também pode usar o nosso Fórum e procurar por dúvidas sanadas ou postar sua dúvida caso ainda não haja conteúdo no Fórum respondendo sua dúvida.

Desejo a todos vocês uma excelente leitura e, mais uma vez, nos colocamos à sua disposição para opiniões, críticas e sugestões.

Abraços,
Rodrigo Oliveira Spínola


Este artigo faz parte da Revista SQL Magazine Edição 12

Próximo artigo

Artigos relacionados