Editorial SQL Magazine 38

Editorial da Revista SQL Magazine - Edição 38.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Editorial

“Que analista de sistemas nunca se viu imaginando como funcionariam os algoritmos de busca para a classificação de páginas no Google ou como seriam obtidas as ligações entre indivíduos em sites de relacionamento como o Orkut? Ou melhor: como seriam feitas as modelagens de dados para essas aplicações, se é que um SGBD relacional poderia ser usado? Os algoritmos teriam que ficar na camada de aplicativo ou de banco de dados? E quantos acadêmicos já se perguntaram “onde é que eu vou usar Teoria dos Grafos no dia-a-dia”?” Neste contexto, a SQL Magazine destaca nesta edição uma excelente matéria de Rodrigo Hjort que apresentará como apoiar a construção destes tipos de sistemas.

Gostaria de destacar também uma matéria bastante interessante sobre o DBA e sua preparação para obtenção de certificações. Esta é a segunda parte de uma série de artigos que mostrará a você como trabalha um DBA e qual caminho ele deve seguir na questão do aprendizado e certificações.

No contexto do SQL Server, temos duas matérias. Você aprenderá a implementar alta disponibilidade na versão 2005 e verá como trabalhar com replicação PTP.

Temos ainda nesta edição um artigo bastante interessante sobre Bancos de dados privados virtuais.

Esta edição se completa com:

·Uma matéria sobre a utilização de design patterns em banco de dados;

·Auditoria de sistemas. Nesta matéria é apresentada uma abordagem de auditoria baseada no uso de triggers e stored procedures utilizando o MySQL;

·Desafio SQL Magazine.

 

Abraços,

Rodrigo Oliveira Spínola

editor@sqlmagazine.com.br

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados