Identificando processos ativos no SQL Server

Conheça um Script para identificar quais são os processos ativos em seu database.

Muitas vezes somos acionados para identificar quais são os processos que estão em nosso banco de dados, o que eles estão fazendo, se existe algum tipo de bloqueio, quem está bloqueando quem, enfim, esse é um tipo de trabalho que não basta você orientar alguém para executar um procedimento, é necessário ter conhecimento de banco de dados para ser feito uma análise do resultado e depois tomar ação correta.

A seguir vocês irão ver um script que exibe todos os itens que citei acima e ao analisar o resultado você poderá identificar o que está acontecendo e a partir daí tomar uma ação precisa.

O Script

Com o script abaixo você poderá identificar quais são os processos no SQL Server que estão ativos neste momento em seu banco de dados.

SELECT Processo = spid ,Computador = hostname ,Usuario = loginame ,Status = status ,BloqueadoPor = blocked ,TipoComando = cmd ,Aplicativo = program_name FROM master..sysprocesses WHERE status in ('runnable', 'suspended') ORDER BY blocked desc, status, spid
Listagem 1. Script para identificar processos ativos

O resultado

Entendendo o resultado:

Processo Número automático que o SQL Server gera para cada conexão que é aberta no banco de dados.
Computador Nome do computador de onde está vindo a conexão.
Usuário Nome do usuário que se autenticou nesta conexão.
Status Status da conexão, cujos valores possíveis são:
  • runnable: em execução;
  • suspended: em processo de retorno;
BloqueadoPor Caso esteja ocorrendo bloqueio irá aparecer aqui o número do spid da conexão que está bloqueando esta conexão.
TipoComando Aqui é classificado o tipo do último comando que essa conexão executou.
Aplicativo Nome do aplicativo de onde está vindo a conexão.

Após o entendimento do resultado do script você poderá ter mais controle da situação e tomar as ações necessárias para cada caso e administrar melhor seu banco de dados.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados