Integração com Redes Sociais - Artigo .Net Magazine 79 - Parte 3

Neste artigo abordaremos a utilização de outros SDKs que podem ser utilizados na plataforma .NET que realizam a comunicação com as APIs das redes sociais.

Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Neste artigo abordaremos a utilização de outros SDKs que podem ser utilizados na plataforma .NET que realizam a comunicação com as APIs das redes sociais.

Para que serve

Para agilizar ou integrar recursos providos de um site de rede social que fornece uma API com estes serviços. A simplicidade de algumas redes sociais surpreendentemente amplia a possibilidade de uso por diversas áreas de ação pessoal e corporativa e ferramentas que aperfeiçoem o seu uso, seguramente serão pré-requisitos para diversos sistemas no futuro.

Em que situação o tema é útil

Quando se quer construir uma ferramenta que utiliza ou produza informações em uma rede social é imprescindível usufruir de informações sobre SDKs disponíveis, uma vez que o desenvolvimento é simplificado e muito mais rápido que o acesso direto às APIs e a documentação em português muitas vezes é pobre ou inexistente.

Resumo do DevMan

Na terceira e última parte deste mini-curso veremos outros exemplos de SDKs e APIs para integração com as redes sociais Vimeo, LinkedIn e Facebook. Todos os exemplos serão baseados em soluções open source escritas para a plataforma .NET, muitas delas disponibilizadas no site CodePlex.

Chegamos à parte final desse mini-curso. Na primeira parte mostramos o processo necessário para utilização da API de duas das mais famosas redes sociais (Twitter e Flickr) através de algumas opções de SDKs. Verificamos algumas abordagens para criação destes SDKs de interação com as APIs das redes sociais, utilizando técnicas distintas: LINQ, interfaces fluentes, entre outras. Na segunda criamos uma biblioteca de serviços de redes sociais pensando em alguns padrões de projeto (Design Patterns) para melhorar a reusabilidade e a flexibilidade na escolha do SDK. Também utilizamos a versão 2.0 do Unity, o container de IoC (Inversion of Control, ou inversão de controle) da Enterprise Library. Vimos também como podemos criar uma pequena aplicação cliente em WPF que roda na área de notificações do Windows 7.

Nota do DevMan

Disponibilizado a partir da versão 4.0 da Enterprise Library, em maio de 2008, e baseado na biblioteca ObjectBuilder2, o Unity Application Block pode ser brevemente definido como um container leve e extensível de injeção de dependência (lightweight container) que possibilita a construção de aplicações com baixo acoplamento através de facilidades como:

• Simplicidade na criação de estruturas de objetos hierárquicos;

• Especificação das dependências entre objetos, tanto em tempo de execução como em arquivo de configuração;

• Flexibilidade para configuração do container;

• Armazenamento e persistência do container em cache, muito útil para aplicações Web quando é necessário persistir o container em Session ou Application.

O Unity 2.0 é a versão mais nova deste container de IoC (Inversion of Control) e traz uma série de melhorias em relação a sua versão anterior, principalmente no que diz respeito à facilidade de uso.

Podemos ver na Tabela 1 uma descrição de algumas das principais redes sociais que temos nos dias de hoje. Todas evoluíram dentro de um contexto que transcende a colaboração entre indivíduos, tornando-se ferramentas poderosas para divulgação de ideias, disseminação de conhecimento e, acima de tudo, comunicação.

Rede Social

Descrição

Concebido por Jack Dorsey em 2006, o Twitter funciona como um microblog que permite aos seus usuários publicarem posts com um máximo de 140 caracteres. Originalmente, o Twitter tinha a proposta de fazer com que as pessoas publicassem o que estavam fazendo ou pensando para uma lista de seguidores. Contudo, devido ao enorme sucesso do seu formato, o Twitter se tornou uma importante ferramenta de divulgação via internet, sendo utilizada por grandes empresas para divulgação de marcas, personalidades, artistas, pessoas comuns ou até mesmo como ferramenta de captação de feedbacks (embora muitos critiquem esse tipo de abordagem para a ferramenta.)

Foi desenvolvido em fevereiro de 2004 por uma empresa canadense chamada Ludicorp e foi criado como ferramenta para o jogo Game Nerverending, também desta empresa, que agradou muito menos ao público. Em março de 2005 a Yahoo! adquiriu a Ludicorp e, consequentemente, o Flickr. Em poucas palavras, é uma rede social que fornece adicionalmente serviço de hosting de fotos com cerca de 5 bilhões de imagens. Como um dos expoentes mais conhecidos das redes sociais modernas, o Flickr possibilita uma interação satisfatória entre amantes da fotografia, sejam eles profissionais ou amadores. Um bom sistema de classificação por tags auxilia na busca por imagens, e para completar, os seus usuários podem postar comentários sobre as fotos.

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