Integrando aplicações com Web API

Neste artigo veremos como realizar a integração entre aplicações de diferentes tipos utilizando um serviço REST com Web API como provedor central de dados.

Fique por dentro

Este artigo é útil para desenvolvedores que precisam aprender o funcionamento e como implementar uma aplicação distribuída através do uso dos recursos da plataforma .NET.

A mesma fornece as tecnologias necessárias para o desenvolvimento de sistemas distribuídos com uso de web services baseado em REST, aplicações desktop, tecnologias para web sites e aplicações para mobilidade.

Este artigo será dividido em três partes. Será desenvolvida uma aplicação distribuída completa para força de vendas. Nesta primeira parte do artigo focaremos na estrutura de web services com base no REST.

O serviço irá expor uma interface comum para todas as entidades envolvidas seguindo as funcionalidades e operações CRUD para o SGDB SQL Server 2014. Será criado um cadastro de clientes, produtos e pedidos, sendo que a implementação será feita diretamente com a ASP.NET Web API.

Desenvolver sistemas distribuídos não é uma tarefa fácil, principalmente na hora de escolher qual tecnologia usar para realizar a integração entre aplicações diversas que estarão rodando em plataformas distintas.

Até pouco tempo atrás os Web Services baseados em SOAP eram a melhor forma para estabelecer comunicação entre aplicações, porém existe uma série de fatos que tornaram esta implementação complexa e com custo bastante elevado, devido às características que o SOAP foi ganhando com o passar dos tempos.

Boa parte dos fornecedores de tecnologias para desenvolvimento de aplicações não conseguiam acompanhar a evolução do SOAP, desta forma era preciso escolher com bastante calma e atenção quais soluções e tecnologias utilizar para integrar sistemas distribuídos utilizando como meio de comunicação padrão o SOAP.

O SOAP ainda está presente na maior parte das soluções para sistemas distribuídos. O fator que auxilia este número é a segurança, pois este protocolo proporciona um excelente nível de segurança para troca de informações entre aplicações.

Outro ponto a destacar sobre os sistemas distribuídos é o novo meio de troca de dados entre aplicações rodando em qualquer plataforma. O REST é o novo padrão arquitetural que proporciona a troca de dados entre qualquer aplicação que faça uso do protocolo HTTP, ou seja, o REST tem como base a estrutura do protocolo HTTP para enviar e receber dados entre o servidor e uma aplicação cliente.

Esta nova forma de implementação de Web Service vem se consolidando no mercado e existem vários fatores que levam o REST a ser hoje umas das melhores alternativas para solução de troca de dados entre sistemas distribuídos. Veja a seguir algumas características do REST.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados