Introdução ao desenvolvimento em Windows Phone - Revista .NET Magazine 103

Neste artigo serão apresentados os novos recursos no Windows Phone, falando sobre sua integração ao Xbox e Windows 8, o diferencial do visual em relação aos seus concorrentes e o que é necessário para iniciar o desenvolvimento.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre novidades.
Introdução ao desenvolvimento em Windows Phone
Neste artigo serão apresentados os novos recursos no Windows Phone, falando sobre sua integração ao Xbox e Windows 8, o diferencial do visual em relação aos seus concorrentes e o que é necessário para iniciar o desenvolvimento, desde a criação da conta na Microsoft até a publicação de um aplicativo.

Em que situação o tema é útil
Este tema é útil para desenvolvedores que ainda desconhecem o Windows Phone e estão interessados em explorar o mercado mobile, visto que o artigo falará sobre os principais conceitos sobre a plataforma do mesmo.

Após muito investimento da Microsoft finalmente o desenvolvimento para Windows Phone está enchendo os olhos de muitos desenvolvedores, lançado no dia 21 de outubro de 2010 para concorrer diretamente com o IOS e Android o Windows Phone ao contrário do que muitos pensam, não é uma continuação do Windows Mobile. Entrando em completa ruptura com as antigas versões, a Microsoft tem agora o foco direto no mercado consumidor, apresentando uma nova interface gráfica.

O principal foco da Microsoft no Windows Phone é a personalização do aparelho, tornando-o bem pessoal e com uma identidade visual distinta para cada usuário. Por isso, temos as Live Tiles, que garantem que o usuário esteja sempre atualizado e conectado com as coisas que mais lhe interessam que vão desde os textos e fotos publicados pelos amigos nas redes sociais, até o horário de sua próxima reunião.

Recursos

Os recursos e experiências dos usuários variam de acordo com o idioma, localidade, operadora, fabricante de hardware, modelo de aparelho e a versão do sistema. Alguns dos recursos do Windows Phone são: Exibição do teclado na tela em diversas línguas, sugestão inteligente de palavras (o Windows Phone passa a aprender o que o usuário mais digita), músicas, vídeos e podcasts, pesquisa direta no Bing, pesquisa local, pesquisa visual e por voz, mapas, controle por voz, conexão com rede e serviços Xbox Live.

O Windows Phone tem várias aplicações nativas excelentes como gerenciador de fotos integrado com as redes sociais, Facebook e Windows Live, agenda de contatos e calendário, sistema de mapas, localização via GPS, Navegador Internet Explorer, Xbox Live e MarketPlace.

Os usuários do Facebook e Windows Live Messenger sentirão a facilidade da utilização do sistema, pois os contatos de ambas as redes sociais são sincronizados no dispositivo e associados na agenda de contatos, unindo fotos, e-mail e todos os dados possíveis.

Figura 1. Integração do Xbox, com o Windows Phone e o Windows 8.

Para conectar o Windows Phone ao Xbox, o usuário deve fazer o download de um aplicativo chamado SmartGlass, disponível gratuitamente na Store do Windows Phone. Para que a conexão seja efetuada com sucesso o perfil no Xbox e no Windows Phone devem ser configurados e assim será possível acessar o Xbox e controlá-lo através do Windows Phone, no caso da Figura 1 temos uma ilustração de uma conexão ao Xbox Music, que é um serviço anunciado pela Microsoft para concorrer com o iTunes, sendo uma biblioteca musical para acessar tanto no console, quanto no computador e no smartphone.

Live Tiles e Templates do Windows Phone

Figura 2. Nokia Lumia com o Windows Phone 8 mostrando a nova tela inicial com as live tiles personalizáveis.

A visão da Microsoft é que o Windows Phone deve ser intensamente pessoal. Ao ligar o aparelho o usuário deve visualizar exatamente o que é do seu interesse, o que ele faz o que ele gosta e o seu dia a dia. Para causar este impacto a Microsoft reinventou a tela inicial para permitir uma maior personalização. Os Live Tiles, disponíveis em três tamanhos, são blocos dinâmicos que atualizam informações constantemente sobre o que está acontecendo no “seu mundo”, como mostra a Figura 2.

"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados