Introdução ao WCF - Revista Easy .Net Magazine 28

Este artigo descreve os conceitos essenciais do WCF (Windows Communication Foundation) e sua arquitetura que nos permite construir serviços. Além disso, veremos como criar uma aplicação WCF e como hospedar o serviço.

Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre boas práticas.
Introdução ao WCF
Este artigo descreve os conceitos essenciais do WCF (Windows Communication Foundation) e sua arquitetura que nos permite construir serviços. Veremos os termos básicos por trás do WCF e como funciona o desenvolvimento e uso desta tecnologia orientada a serviços (SOA – Nota do DevMan 1).
WCF é basicamente uma plataforma para a construção, configuração e implantação de serviços distribuídos. Logo, podemos dizer que o WCF é uma camada de serviço que nos permite criar, disponibilizar e consumir um determinado serviço de diversas maneiras.
Atualmente o WCF é um dos melhores modelos de programação fornecidos pela Microsoft para a construção de sistemas seguros, confiáveis e interoperáveis. O WCF vem a ser um modelo de programação unificado que agrega as características de tecnologias como Web Services, Remoting Services (Nota do DevMan 2) e outros.

Em que situação o tema é útil
Esse tema é útil na possibilidade de oferecer uma alternativa para a criação de uma aplicação distribuída robusta e suficientemente segura, a qual poderá ser consumida por diversos outros sistemas, permitindo a comunicação e integração com softwares de outras empresas e até mesmo em outras plataformas, como por exemplo, um sistema de uma seguradora que fornece serviços de avaliação de crédito para que outros sistemas possam consumir o mesmo.

Nota do DevMan 1
SOA (Service-Oriented Architecture), ou arquitetura orientada a serviços, é um estilo dearquitetura de softwareonde se prega que as funcionalidades desenvolvidas sejam disponibilizadas na forma de serviços.

Nota do DevMan 2
Remoting Service é uma tecnologia criada para oferecer uma comunicação rápida, utilizando o protocolo TCP/IP, serializando os dados em formato binário.

WCF é um kit de desenvolvimento de software para a implementação e implantação de serviços no Windows. O WCF fornece um ambiente em tempo de execução para seus serviços, permitindo expor tipos/objetos do CLR (Common Language Runtime - Nota do DevMan 3) como tipos de serviços, além de consumir outros serviços. Embora, em teoria, seja possível construir serviços sem o uso do WCF, na prática, a construção de serviços é significantemente mais fácil com o mesmo. Temos com essa tecnologia um conjunto de padrões da indústria que definem interações de serviço, conversões de tipo, empacotamento e gestão de vários protocolos, fornecendo consequentemente interoperabilidade entre serviços e aplicações.

Nota do DevMan 3
CLR (Common Language Runtime) é o componente da máquina virtual do .NET responsável por gerenciar a execução de programas. NET. Em um processo conhecido como compilação just-in-time, o código compilado é convertido em instruções de máquina que são executados pela CPU do computador.

O WCF fornece aos desenvolvedores uma tecnologia que não funciona especificamente para o desenvolvimento de um tipo de aplicação, mas sim para diferentes tipos e por isso provê um aumento significativo da produtividade. A primeira versão do WCF (integrante do .NET 3.0) proporcionou muitas facilidades úteis para o desenvolvimento de serviços, tais como hospedagem, serviços de gestão, chamadas assíncronas, confiabilidade, gerenciamento de transações e segurança. A segunda versão do WCF (integrante do .NET 3.5) ampliou seus recursos, adicionando opções de comunicação. O terceiro lançamento (integrante do .NET 4.0) incluiu novas configurações, algumas novas extensões, novos recursos e recursos de roteamento. Embora não seja diretamente relacionado ao .NET 4.0, o WCF também é estendido para suportar o Windows Azure e o AppFabric.

A plataforma Windows Azure da Microsoft é uma plataforma flexível baseada em computação nas nuvens que disponibiliza um conjunto específico de serviços para criação, distribuição e atualização de aplicações Web sem a necessidade e preocupação com manutenção de servidores locais ou terceirizados. A plataforma de serviços Azure é formada de um sistema operacional Windows Azuree um conjunto de serviços - SQL Azure e AppFabric - que podem ser usados individualmente ou em conjunto.

O Windows Azure AppFabric tem como objetivo conectar aplicativos locais (empresariais ou domésticos) com aplicativos na nuvem com segurança através do ACS (Acess Control Service) e do Service Bus. O AppFabric oferece hospedagem de autenticações e controle de acesso baseado em um padrão de infraestrutura seguro e poderoso, assegurando transações seguras apesar das fronteiras organizacionais.

A última versão do WCF abordada neste artigo é integrante do .NET 4.0, então, ele somente poderá ser executado em sistemas operacionais que suportem o .NET 4.0. Atualmente esta lista é composta pelo Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows 7 ou posterior. A maioria das funcionalidades do WCF está incluída em um conjunto único, denominado System.ServiceModel.dll, localizada no namespace System.ServiceModel.

Como dito anteriormente, o WCF simplifica o esforço de desenvolvimento para criar aplicações orientadas a serviços, combinando todas as tecnologias envolvidas e elevando a produtividade do desenvolvimento. Além disso, ele reduz a complexidade de aplicações por conseguir unificar tecnologias comoASP.NET Web Services (Nota do DevMan 4),WSE - Web Services Enhancements,.NET Remoting, COM+, MSMQ ("

[...] continue lendo...

Artigos relacionados