Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate, Conteúdo sobre boas práticas.
Introdução ao WCF
Este artigo descreve os conceitos essenciais do WCF (Windows Communication Foundation) e sua arquitetura que nos permite construir serviços. Veremos os termos básicos por trás do WCF e como funciona o desenvolvimento e uso desta tecnologia orientada a serviços (SOA – Nota do DevMan 1).
WCF é basicamente uma plataforma para a construção, configuração e implantação de serviços distribuídos. Logo, podemos dizer que o WCF é uma camada de serviço que nos permite criar, disponibilizar e consumir um determinado serviço de diversas maneiras.
Atualmente o WCF é um dos melhores modelos de programação fornecidos pela Microsoft para a construção de sistemas seguros, confiáveis e interoperáveis. O WCF vem a ser um modelo de programação unificado que agrega as características de tecnologias como Web Services, Remoting Services (Nota do DevMan 2) e outros.

Em que situação o tema é útil
Esse tema é útil na possibilidade de oferecer uma alternativa para a criação de uma aplicação distribuída robusta e suficientemente segura, a qual poderá ser consumida por diversos outros sistemas, permitindo a comunicação e integração com softwares de outras empresas e até mesmo em outras plataformas, como por exemplo, um sistema de uma seguradora que fornece serviços de avaliação de crédito para que outros sistemas possam consumir o mesmo.

Nota do DevMan 1
SOA (Service-Oriented Architecture), ou arquitetura orientada a serviços, é um estilo dearquitetura de softwareonde se prega que as funcionalidades desenvolvidas sejam disponibilizadas na forma de serviços.

Nota do DevMan 2
Remoting Service é uma tecnologia criada para oferecer uma comunicação rápida, utilizando o protocolo TCP/IP, serializando os dados em formato binário.

WCF é um kit de desenvolvimento de software para a implementação e implantação de serviços no Windows. O WCF fornece um ambiente em tempo de execução para seus serviços, permitindo expor tipos/objetos do CLR (Common Language Runtime - Nota do DevMan 3) como tipos de serviços, além de consumir outros serviços. Embora, em teoria, seja possível construir serviços sem o uso do WCF, na prática, a construção de serviços é significantemente mais fácil com o mesmo. Temos com essa tecnologia um conjunto de padrões da indústria que definem interações de serviço, conversões de tipo, empacotamento e gestão de vários protocolos, fornecendo consequentemente interoperabilidade entre serviços e aplicações.

Nota do DevMan 3
CLR (Common Language Runtime) é o componente da máquina virtual do .NET responsável por gerenciar a execução de programas. NET. Em um processo conhecido como compilação just-in-time, o código compilado é convertido em instruções de máquina que são executados pela CPU do computador.

O WCF fornece aos desenvolvedores uma tecnologia que não funciona especificamente para o desenvolvimento de um tipo de aplicação, mas sim para diferentes tipos e por isso provê um aumento significativo da produtividade. A primeira versão do WCF (integrante do .NET 3.0) proporcionou muitas facilidades úteis para o desenvolvimento de serviços, tais como hospedagem, serviços de gestão, chamadas assíncronas, confiabilidade, gerenciamento de transações e segurança. A segunda versão do WCF (integrante do .NET 3.5) ampliou seus recursos, adicionando opções de comunicação. O terceiro lançamento (integrante do .NET 4.0) incluiu novas configurações, algumas novas extensões, novos recursos e recursos de roteamento. Embora não seja diretamente relacionado ao .NET 4.0, o WCF também é estendido para suportar o Windows Azure e o AppFabric.

A plataforma Windows Azure da Microsoft é uma plataforma flexível baseada em computação nas nuvens que disponibiliza um conjunto específico de serviços para criação, distribuição e atualização de aplicações Web sem a necessidade e preocupação com manutenção de servidores locais ou terceirizados. A plataforma de serviços Azure é formada de um sistema operacional Windows Azuree um conjunto de serviços - SQL Azure e AppFabric - que podem ser usados individualmente ou em conjunto.

O Windows Azure AppFabric tem como objetivo conectar aplicativos locais (empresariais ou domésticos) com aplicativos na nuvem com segurança através do ACS (Acess Control Service) e do Service Bus. O AppFabric oferece hospedagem de autenticações e controle de acesso baseado em um padrão de infraestrutura seguro e poderoso, assegurando transações seguras apesar das fronteiras organizacionais.

A última versão do WCF abordada neste artigo é integrante do .NET 4.0, então, ele somente poderá ser executado em sistemas operacionais que suportem o .NET 4.0. Atualmente esta lista é composta pelo Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows 7 ou posterior. A maioria das funcionalidades do WCF está incluída em um conjunto único, denominado System.ServiceModel.dll, localizada no namespace System.ServiceModel.

Como dito anteriormente, o WCF simplifica o esforço de desenvolvimento para criar aplicações orientadas a serviços, combinando todas as tecnologias envolvidas e elevando a produtividade do desenvolvimento. Além disso, ele reduz a complexidade de aplicações por conseguir unificar tecnologias comoASP.NET Web Services (Nota do DevMan 4),WSE - Web Services Enhancements,.NET Remoting, COM+, MSMQ (Nota do DevMan 5), como mostrado na Figura 1. Cada uma delas possui sua própria API, com vários tipos que devem ser estudados para que possamos desenvolver uma aplicação que exponha ou consuma recursos destas tecnologias.


Figura 1. Diagrama do WCF

Nota do DevMan 4
Web Service é o nome dado à tecnologia que permite a comunicação entre aplicações de uma maneira independente de sistema operacional e de linguagem de programação.

Nota do DevMan 5
MSMQ (Microsoft Message Queueing)é a tecnologia da Microsoft para enfileirar mensagens permitindo que aplicações distintas enviem mensagens entre si.

Estrutura

A estrutura de um serviço WCF não é muito complexa, pois utilizamos conceitos puros de programação .NET para a criação do contrato e da classe que representará o serviço. Além disso, o WCF também suporta a utilização de tipos complexos, como classes que criamos para atender uma determinada necessidade.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo