Introdução: Microsoft LightSwitch

Um pouco sobre o novo ambiente de desenvolvimento baseado na tecnologia Asp.net que tem muito pela frente ainda.

Você esta pronto para construir aplicações web ou desktop, baseadas em uma interface RIA(Rich Internet Application) utilizando o silverlight e se preocupar apenas com modelagem da sua base de dados. Se você respondeu sim para essa questão, então você precisa conhecer o Microsoft LightSwitch.

Um novo ambiente de desenvolvimento que a Microsoft disponibilizou para testes ainda no ano de 2010, para integrar a tecnologia ASP.Net. Para muitos que ainda acham a tarefa de codificar um pouco cansativa e precisam produzir telas de manipulação de dados que são muito repetitivas, o LightSwitch pode ser a solução mais indicada. Um novo conceito no desenvolvimento de aplicações baseadas no ambiente ASP.Net, o LightSwitch se propõe a tornar a criação de aplicações simples até as mais complexas uma tarefa mais simples, deixando a parte pesada automatizada e permitindo que você se dedique a pensar e modelar a logica do seu negócio.

Mas não pense que isso vai substituir o trabalho de um bom programador, isso vai apenas facilitar aquelas partes chatas de qualquer programa como desenhar telas de entrada de dados, consultas e outras coisas que são apenas trabalho “braçal” e deixar que o desenvolvedor possa ter tempo de pensar na logica o que vai tornar o software final melhor.

Mas você pode se questionar, afinal essa ideia não é nova, existe no mercado uma boa quantidade de softwares que permitem modelar softwares sem tocar em linhas de codigo, por que então o LightSwitch seria diferente. Vamos apenas observar o fato de a ideia do LightSwitch ser integrado ao Visual Studio 2010, ja ser uma grande vantagem. Todos sabemos que a Interface de desenvolvimento do Visual Studio é muito elogiada, inclusive por quem desenvolve em plataformas diferentes do Asp.net. Você pode contar com os recursos mais empolgantes do Visual Studio, como ambientes de testes e ainda é possível desenvolver validações que sejam mais “hardcores” usando criando blocos de codigos em C# ou VB.Net.

Para finalizar com chave de ouro, o LightSwitch ainda pode gerar softwares baseados na plataforma windows desktop e ainda para publicar na web. Sem contar que você pode conectar o seu software na nuvem(Cloud).

Para instalar o Microsoft LightSwitch é muito simples, basta acessar o site oficial http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/lightswitch , vale lembrar que a versão atual é beta ainda. Depois, siga as instruções em ingles para download, nesse ponto você ja deve possuir o Visual Studio instalado no seu computador. O Visual Studio 2010 possui varias versões, incluindo a versão Express, que é propria para quem esta buscando conhecimento, tudo esta bem explicadinho no site oficial http://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/default , basta alguns cliques para pegar a sua versão.

Depois de tudo instalado, é muito facil criar sua primeira aplicação utilizando o LightSwitch, acompanhe abaixo um passo-a-passo muito simples:

Abra o Visual Studio na versão que você escolheu:

Acesse o menu File > New > Project :

Quando você instala o LightSwitch no seu computador, um novo template fica disponível, acesse a opção LightSwitch e você tera duas opções para escolher entre VB.Net e C#, escolha a que mais te agrada:

Agora apenas nomeia a aplicação como desejar:

Selecione OK e você esta pronto para criar uma nova aplicação em LightSwitch, tudo muito simples e facil:

Agora você ja pode soltar a criatividade e desenvolver aplicativos ricos de forma muito intuitiva. No site oficial você encontra tambem varios conteúdos em video para estudo que demonstram como usar o LightSwitch muito facilmente.

Bom pessoal, foi apenas uma pequena introdução ao ambiente que a Microsoft esta criando e que promete muito ainda para breve, para mais feedbacks acesse meu blog altieripereira.blogspot.com ou siga-me no Twitter @altieritga.

 

 

Artigos relacionados