Você esta pronto para construir aplicações web ou desktop, baseadas em uma interface RIA(Rich Internet Application) utilizando o silverlight e se preocupar apenas com modelagem da sua base de dados. Se você respondeu sim para essa questão, então você precisa conhecer o Microsoft LightSwitch.

Um novo ambiente de desenvolvimento que a Microsoft disponibilizou para testes ainda no ano de 2010, para integrar a tecnologia ASP.Net. Para muitos que ainda acham a tarefa de codificar um pouco cansativa e precisam produzir telas de manipulação de dados que são muito repetitivas, o LightSwitch pode ser a solução mais indicada. Um novo conceito no desenvolvimento de aplicações baseadas no ambiente ASP.Net, o LightSwitch se propõe a tornar a criação de aplicações simples até as mais complexas uma tarefa mais simples, deixando a parte pesada automatizada e permitindo que você se dedique a pensar e modelar a logica do seu negócio.

Mas não pense que isso vai substituir o trabalho de um bom programador, isso vai apenas facilitar aquelas partes chatas de qualquer programa como desenhar telas de entrada de dados, consultas e outras coisas que são apenas trabalho “braçal” e deixar que o desenvolvedor possa ter tempo de pensar na logica o que vai tornar o software final melhor.

Mas você pode se questionar, afinal essa ideia não é nova, existe no mercado uma boa quantidade de softwares que permitem modelar softwares sem tocar em linhas de codigo, por que então o LightSwitch seria diferente. Vamos apenas observar o fato de a ideia do LightSwitch ser integrado ao Visual Studio 2010, ja ser uma grande vantagem. Todos sabemos que a Interface de desenvolvimento do Visual Studio é muito elogiada, inclusive por quem desenvolve em plataformas diferentes do Asp.net. Você pode contar com os recursos mais empolgantes do Visual Studio, como ambientes de testes e ainda é possível desenvolver validações que sejam mais “hardcores” usando criando blocos de codigos em C# ou VB.Net.

Para finalizar com chave de ouro, o LightSwitch ainda pode gerar softwares baseados na plataforma windows desktop e ainda para publicar na web. Sem contar que você pode conectar o seu software na nuvem(Cloud).

Para instalar o Microsoft LightSwitch é muito simples, basta acessar o site oficial http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/lightswitch , vale lembrar que a versão atual é beta ainda. Depois, siga as instruções em ingles para download, nesse ponto você ja deve possuir o Visual Studio instalado no seu computador. O Visual Studio 2010 possui varias versões, incluindo a versão Express, que é propria para quem esta buscando conhecimento, tudo esta bem explicadinho no site oficial http://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/default , basta alguns cliques para pegar a sua versão.

Depois de tudo instalado, é muito facil criar sua primeira aplicação utilizando o LightSwitch, acompanhe abaixo um passo-a-passo muito simples:

Abra o Visual Studio na versão que você escolheu:

LightSwitch01

Acesse o menu File > New > Project :

LightSwitch02

Quando você instala o LightSwitch no seu computador, um novo template fica disponível, acesse a opção LightSwitch e você tera duas opções para escolher entre VB.Net e C#, escolha a que mais te agrada:

LightSwitch03

Agora apenas nomeia a aplicação como desejar:

LightSwitch04

Selecione OK e você esta pronto para criar uma nova aplicação em LightSwitch, tudo muito simples e facil:

Lightswitch05

Agora você ja pode soltar a criatividade e desenvolver aplicativos ricos de forma muito intuitiva. No site oficial você encontra tambem varios conteúdos em video para estudo que demonstram como usar o LightSwitch muito facilmente.

Bom pessoal, foi apenas uma pequena introdução ao ambiente que a Microsoft esta criando e que promete muito ainda para breve, para mais feedbacks acesse meu blog altieripereira.blogspot.com ou siga-me no Twitter @altieritga.