Métodos Ágeis – Parte 01

Nesta primeira parte veremos uma introdução sobre métodos ágeis.

Métodos Ágeis – Parte 01

Projeto Integrado de Sistema de Informação

Jorge Santos¹, Leandro Lago Quintiliano¹, Lílian Barbosa¹, Paulo Roberto H. da Silva¹, Wanderley Giraldes Júnior¹

1.Introdução


Metodologias ágeis têm sido apontadas como uma alternativa às abordagens tradicionais para o desenvolvimento de software. As metodologias tradicionais, conhecidas também como pesadas ou orientadas a planejamentos, devem ser aplicadas apenas em situações em que os requisitos do sistema são estáveis e requisitos futuros são previsíveis.

2.Métodos ágeis


Agile é uma norma que visa oferecer leveza e rapidez no desenvolvimento de software.
Um dos principais motivos pelo grande aumento na demanda por agilidade é causado pelo grande crescimento de web sites e aplicações para dispositivos móveis.
Os requisitos de projeto de software são sempre congelados antes do desenvolvimento do projeto e seu produto, no entanto esses últimos são passíveis de mudanças e requer maior flexibilidade de adaptação. Isso é permitido aos desenvolvedores através da metodologia que segue os princípios ágeis.
O movimento de métodos ágeis da indústria de software teve acontecimento com a publicação do Manifesto de Desenvolvimento de Software em 2001, por um grupo que praticava preceitos ágeis.
Os princípios do manifesto são:

 

·Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas.

·Software funcionando é mais importante do que documentação completa e detalhada.

·Colaboração com o cliente é mais importante do que negociação de contratos.

·Adaptação a mudanças é mais importante do que seguir o plano inicial.

 

3.Principais Métodos Ágeis


O grande foco dos métodos ágeis são simplicidade e rapidez. Alguns dos principais métodos de desenvolvimento dessa categoria são:

 

·Scrum

·Metodologia Crystal

·Desenvolvimento Voltado a Funcionalidades

·XP (eXtreme Programming)

 

 

3.1.Scrum

 


O Scrum apresenta uma abordagem experimental que considera idéias de flexibilidade, adaptabilidade e produtividade. O resultado do processo deve ser um software que é realmente útil para o cliente. O Scrum é baseado nos seguintes princípios: equipes pequenas (no máximo 7 pessoas), requisitos pouco estáveis ou desconhecidos e iterações curtas para promover visibilidade para o desenvolvimento.

Scrum divide o desenvolvimento em partes de 30 dias. Suas equipes são formadas geralmente por projetistas, programadores, engenheiros e gerentes de qualidade. Tais equipes trabalham em cima da funcionalidade definidas no início de cada parte.

Diariamente são feitas reuniões de 15 minutos onde o time expõe à gerência o que será feito no próximo dia e os gerentes podem levantar os fatores de impedimento, e o progresso geral do desenvolvimento.



É baseado em três fases principais:

1) Pré-planejamento: os requisitos são descritos e priorizados em um documento chamado tarefas do produto. Também inclui a estimativa de esforço para cada requisito, definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentas a serem usadas, os possíveis riscos do projeto, as necessidades de treinamento e uma proposta de arquitetura de desenvolvimento baseada na lista de tarefas.

2) Desenvolvimento: o software é desenvolvido em ciclos, que podem levar de uma a quatro semanas. Neste período, cada equipe recebe uma parte do backlog (p
eríodo de tempo necessário para que um grupo de manutenção execute todas as atividades pendentes) para desenvolvimento e sempre apresenta um produto executável ao final.


a) Reunião Diária: duração máxima de quinze minutos; Gerenciada pelo líder de cada equipe; Benefícios: maior integração da equipe, rápida solução de problemas, progresso medido continuamente;
b) Revisão: Apresentação do produto ao cliente; O produto pode ser lançado no mercado; Benefícios: apresentar resultados concretos ao cliente, integrar e testar boa parte do software, motivação da equipe.

3) Pós-planejamento: iniciada quando todos os tópicos são satisfatórios (tempo, competitividade, requisitos, qualidade, custo). Atividades: testes de integração, testes de sistema, documentação do usuário, preparação de material de treinamento, preparação de material de marketing.

 

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados