Modelagem de uma Aplicação Web de Controle de Bolões - SQL Magazine 82
O artigo apresenta uma proposta de modelagem para uma aplicação web que controlará bolões pela Internet.
O artigo apresenta uma proposta de modelagem para uma aplicação web que controlará bolões pela Internet.
Para que serve:
Demostrar um pouco da utilização de alguns recursos de stored procedures, views e functions na construção de um modelo de banco de dados de um site de controle de bolões para internet.
Em que situação o tema é útil:
O modelo proposto para um sistema de bolões pela Internet pode facilitar o entendimento e a implementação de stored proceudres, views e user-defined functions em um exemplo real de projeto.
Com o advento da Internet, várias atividades sofreram profundas mudanças na sua maneira de atuar. Por exemplo, o setor bancário, que contava apenas com suas agências para atender seus clientes que buscavam pagamentos de contas, conseguiu um novo grande aliado: o InternetBank. É difícil imaginar certas atividades sem as facilidades providas pela rede mundial de computadores. No entanto, nenhuma mudança foi tão profunda quanto a sofrida pelo marketing.
Pesquisas, concursos, identificação de interesses de clientes e inúmeras outras ações que eram desempenhadas de forma tradicional, indo a campo com prancheta e caneta em mãos, e agora recebem nova roupagem em um universo pouco explorado, de baixo custo e de grande eficiência. Nesse novo universo, é comum vermos alguns fenômenos, como as redes sociais, blogs e microblogs. Uma boa idéia, alguma divulgação e pronto! Um novo canal de comunicação é criado.
Esse cenário torna a vida dos desenvolvedores mais agradável e desafiadora. Os conhecidos controles de estoque, contas a pagar, contas a receber, emissão de notas fiscais e vários outros projetos convencionais vão dando lugar a algumas ideias mais interessantes, tais como sorteios pela Internet, namoros pela web e chats.
Para este nosso artigo, escolhemos como estudo de caso um tema bem interessante: uma aplicação web que possibilite criarmos “bolões” pela Internet.
Vamos imaginar um canal na internet especializado em notícias de futebol chamado “OnzeContraOnze”, que tendo em mente aumentar o número de visitas em sua página na Internet decidiu disponibilizar a possibilidade de seus usuários criarem “bolões” em seu site.
O objetivo de nosso artigo não é somente mostrar como iremos conduzir o processo de modelagem do nosso banco de dados, mas também fazer com que esse modelo utilize grande parte da pontencialidade do SGBD, lançando mão de recursos como views, stored procedures e user-defined functions.
Criando o ambiente
Antes de começarmos a análise e solução de nosso problema, devemos criar um ambiente apropriado para que possamos desenvolver nosso projeto de banco de dados.
Para os exemplos desse artigo, estaremos utilizando como SGBD o SQL Server 2005 Express, além do SQL Server Management Studio Express como ferramenta de front-end para trabalhar com o SQL Server. Os dois são gratuitos e podem ser obtidos no endereço constante na seção de Links ao fim do artigo.
Iremos assumir que a plataforma SQL Server já está instalada e funcionando corretamente. Caso você tenha dificuldades com esta tarefa, existem diversos materiais no site do SQL Server que podem ajudá-lo a superá-las. Com isso, o próximo passo será iniciar a modelagem do nosso banco de dados.
Entendendo o Cenário
Para podermos desenvolver o exemplo do nosso artigo, vamos detalhar melhor o escopo do nosso problema; quais são suas regras, o que será e o que não será permitido em nosso sistema.
A primeira coisa é entender: o que são bolões?
Bolões podem ser definidos como a reunião de pessoas onde o objetivo é fazer palpites sobre os eventuais placares de cada jogo de um determinado campeonato. Por exemplo, na Copa do Mundo, foi comum este tipo de reunião em empresas, entre amigos e até mesmo em sites na Internet. Imaginamos que se não participou de algum você provavelmente deve se lembrar de algum bolão realizado por pessoas próximas a você.
Nos bolões, cada um dos participantes informa o seu palpite para o placar de cada partida antes de seu início. Após cada jogo, o resultado é atualizado, e conforme o acerto de cada um, os pontos eram distribuídos, seguindo as regras definidas previamente. Ao final, ganha quem obtiver o maior número de pontos no final do campeonato.
Com esse conceito definido, nosso cliente, o canal de notícias na Internet “OnzeContraOnze” definiu as regras de como funcionará o seu site. Nele, haverá 2 tipos de bolão: os institucionais e os de usuários.
· Bolões Institucionais:
Os bolões institucionais serão criados pelo próprio canal, e seguirão os campeonatos de futebol reais mais conhecidos, por exemplo, o Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Espanhol, Eurocopa etc. Nessa modalidade, serão distribuídos dois tipos de prêmios. Um para ser sorteado para aqueles que obtiverem o maior número de pontos no bolão e mais um prêmio para ser sorteado ao fim de cada jogo entre todos os usuários que acertarem o placar da partida. Esses prêmios variam por jogo e por campeonato, de acordo com o material promocional disponível."
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