Obtendo bancos de dados seguros - Revista SQL Magazine 108

Este artigo destaca a importância da segurança em banco de dados, enfatizando os princípios básicos da segurança da informação. Conheceremos também algumas medidas básicas de boas práticas de segurança.

Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Autores: Viliane de Souza Oliveira e Rodrigo Oliveira Spinola

Segurança em banco de dados
Este artigo destaca a importância da segurança em banco de dados, enfatizando os princípios básicos da segurança da informação como confiabilidade, integridade e disponibilidade. Além disso, neste artigo conheceremos algumas medidas básicas de boas práticas de segurança.

Em que situação o tema é útil
Segurança de dados é um tema recorrente no ambiente corporativo. Na sociedade da informação, proteger os dados é uma questão de sobrevivência. Neste contexto, este artigo é útil para todos aqueles que tenham interesse no entendimento dos princípios e mecanismos que permitem o gerenciamento seguro dos dados.

A segurança dos dados é uma questão cada vez mais importante nas empresas. Com o advento da internet muitas organizações estão negociando seus produtos e é necessária a proteção tanto de seus dados quanto a dos seus clientes.

Uma peça chave para a proteção dos dados é que antes de se pensar na proteção externa, é necessário ter a preocupação de proteger o local onde os dados serão alocados, ou seja, o banco de dados. Outra situação importante está relacionada ao manipulador dos dados no banco, ou seja, o usuário. Para ter uma plena segurança dos dados o usuário deve ter habilitações que o garantam executar somente o necessário no banco, assegurando assim o mínimo possível de risco de acesso indevido e perdas de dados acidentais.

Vivemos em uma época onde a transmissão e armazenamento de dados vale ouro. Porém, talvez ainda mais importante do que eles é a capacidade de mantê-los protegidos, de modo que a questão da segurança em SGBD tornou-se um importante centro de preocupação no mercado de TI.

Diante desta preocupação, este artigo tem a finalidade de conceituar a segurança dos dados em um SGBD e evidenciar boas práticas de segurança sobre o mesmo. O artigo está estruturado com informações ao leitor sobre alguns princípios básicos da segurança da informação como a confiabilidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade. Além disso, o artigo apresenta algumas medidas de controle de segurança como, por exemplo, controle de acesso, controle de inferência, controle de fluxo e criptografia. "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados