OOA (Object Oriented Analysis – Análise Orientada a Objetos)

Veja neste artigo de William Kenji, uma introdução ao OOA (Object Oriented Analysis – Análise Orientada a Objetos).

Olá pessoal, esse é meu primeiro artigo aqui no site da DevMedia na seção MSDN, como dito no meu artigo de apresentação irei abordar desde a análise ao desenvolvimento de um sistema de software. Nesse meu primeiro artigo irei apresentar uma introdução à Análise Orientada a Objetos, ou se preferirem OOA.

Nos últimos anos, o mercado começou a absorver cada vez mais o desenvolvimento de sistemas de softwares Orientados a Objetos, mas a Orientação a Objetos não é muito nova, não irei entrar em detalhes de quando ela começou a ser estudada/desenvolvida, nem por quem, já que foge do objetivo desse artigo.

No contexto do desenvolvimento de sistemas de softwares orientados a objetos, podemos compreender a OOA como o processo para diminuir a distância conceitual entre o mundo real (domínio do problema), identificando e definindo um conjunto de objetos que interagem e comportam-se conforme os requisitos do sistema.

Utilizamos a UML (Unified Modeling Languagem) para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos de um sistema de software. A UML foi homologada em 1997 pela OMG (Object Management Group). Podemos dividir o processo de OOA em 4 grupos: Use Case View, Logical View, Component View e Deployment View.

Para representarmos os objetos, ações, estados, nesses quatro grupos utilizamos 9 diagramas: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Classes, Diagrama de Objetos, Diagrama de componentes, Diagrama de implantação, Diagrama de Atividade, Diagrama de Estado, Diagrama de Colaboração, Diagrama de Seqüência.

A primeira coisa a ser feita na OOA é o Modelo Descritivo, que conterá informações sobre o problema a ser solucionado, o objetivo do projeto, os requisitos funcionais e não funcionais, as atividades do sistema e soluções de automação.

Conclusões

Hoje nós tivemos uma visão geral da OOA, a forma de faze - lá e os itens necessários para um documento de OOA. Nos próximos artigos iremos abordar com mais detalhes cada item necessários para OOA.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados