Processamento de consultas no SQL Server

Este artigo apresenta como funciona o processamento de uma consulta no SQL Server, identificando os principais mecanismos e componentes desse sistema.

Fique por dentro
O SQL Server é um sistema robusto e eficiente, capaz de identificar excelentes maneiras de acessar os dados solicitados por uma consulta, deixando como principal preocupação ao desenvolvedor a de identificar quais dados necessita, não de como esses dados serão recuperados. No entanto, isso não nos impede de interferir na maneira com que o SQL toma essa decisão. Entender os componentes acionados quando uma consulta é requisitada é o primeiro passo que um desenvolvedor deve tomar para realizar processos de tuning eficientes. Esse artigo visa mostrar como funciona o processamento de uma consulta no SQL Server, identificando os principais mecanismos e componentes desse sistema e demonstrando como interagem entre si para que a requisição seja realizar de forma rápida e consistente. Entender o funcionamento – ainda que teórico – do processamento de uma consulta é o primeiro passo que o profissional de banco de dados deve tomar para que possa realizar os processos de tuning e troubleshooting em seu sistema.

Otimização de banco de dados é uma tarefa que desperta cada vez mais interesse em profissionais de TI, sobretudo aqueles que trabalham diretamente com banco de dados, como DBAs e analista de dados. O fato é que poucas coisas são tão valorizadas em uma empresa como possuir um sistema que possa disponibilizar informações úteis para tomadas de decisão de forma rápida e consistente, e ao mesmo tempo possuir uma plataforma que possa prover uma solução robusta para seus clientes. E tudo isso começa no banco de dados.

No entanto, códigos legados, aumento não previsto na quantidade de clientes e consequentemente na quantidade de dados, são algumas situações corriqueiras encontradas nas empresas. Isso, aliado ao fato de o processo de tuning – como comumente é chamado o processo de otimização de banco de dados – geralmente exigir pouco recurso e possuir uma resposta imediata à lentidão de qualquer sistema, faz com que ele se torna cada vez mais imprescindível em qualquer empresa.

Porém, devido a esses mesmos fatores, muitas vezes, é necessário realizar esse processo em um pequeno espaço de tempo, com o menor nível de acesso, realizando as menores alterações possíveis. Outro fato constante em um ambiente legado ou em sistemas muito amplos e confusos em geral, é que identificar a causa da lentidão pode ser uma tarefa muito mais difícil do que a otimização propriamente dita. Dessa forma, a grande questão muitas vezes fica sendo: como realizar o processo de tuning de forma eficiente e no menor tempo possível?

Talvez, uma das melhores respostas para essa pergunta seja: conheça o sistema e, acima de tudo, conheça suas ferramentas. O SQL Server disponibiliza muitas informações sobre o processo de execução de uma consulta, muitas delas são salvas por padrão e podem ser acessadas de diversas formas. Essas informações são indispensáveis para que qualquer profissional de banco de dados possa identificar gargalos e otimizar processos, no entanto, compreender essas informações é tão importante quanto possuí-las, e o primeiro passo para compreender o que está acontecendo em seu sistema é compreender como o SQL processa uma consulta. Porém, antes de começarmos a destrinchar o trabalho interno do SQL Server no processamento de uma requisição, devemos entender alguns conceitos básicos do ambiente de banco de dados."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados