Revista MSDN Magazine Edição 02 - Palavra do editor

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 02

Clique aqui para ler este artigo em pdf

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Palavra do editor
Falar sobre o avanço da tecnologia e dos produtos virou rotina, e parece que as empresas só pensam nisso - melhorar os produtos, performance, escalabilidade e produtividade, entre outras coisas. O melhor de tudo é que todos ganham, desde o desenvolvedor até o usuário. Ultimamente, tenho acompanhado de perto essas evoluções. A Microsoft apresentou no PDC 2003, em Los Angeles, e na ASP.NET Connection Conference, em Palm Springs, os novos ASP.NET 2.0, o Visual Studio .NET (codename Whidbey), o SQL Server 64  bits (codename Yukon) e o Longhorn (próxima versão do Windows XP).

Para quem acha que desenvolver em ASP.NET já é fácil, vou resumir em apenas uma palavra o que vocês verão em 2004 com o ASP.NET 2.0: Inacreditável!!! É isso mesmo, vocês não vão acreditar no que o time de ASP.NET está desenvolvendo para melhorar o produto. Conversei com os responsáveis pelo produto - Scott Guthrie, Rob Howard e Brian Goldfarb - e as melhorias vão facilitar muito a vida dos desenvolvedores. Por exemplo, um novo TreeView, um novo DataGrid, controle de cache, redução de 70% do código escrito atualmente, controle de navegação, Login automático, poder ter no mesmo projeto arquivos em C# ou VB.NET, modelo de site contendo página Master e dependentes e grandes melhorias na parte de criação de layouts. Isso nos mostra que a Microsoft tem, cada vez mais, atendido às solicitações da comunidade de desenvolvedores. Só para dar uma idéia da evolução, quando você arrasta uma tabela para dentro do formulário, é criado automaticamente um DataGrid contendo campos já com um link no cabeçalho para classificar a coluna, paginação automática, edição diretamente no DataGrid etc. E o que é melhor: eles encapsularam tudo isso sem absolutamente nenhuma linha de código!

Já o bom e consagrado MS-Office foi aprimorado para que integrasse tudo em XML, permitindo a troca de informações de forma completamente transparente para o usuário. Sendo assim, você pode criar uma tabela ou consulta no Access, exportar um arquivo no formato XML, consumi-lo no Excel ou no Word e vice-versa. Além, é claro, do novo aplicativo chamado InfoPath, que tem por objetivo ler uma fonte de dados e manipular os dados através de um formulário disponível na WEB. É lógico que, por trás de tudo isso, temos o XML. No entanto, o InfoPath não roda Manage Code, o que é uma frustração para o desenvolvedor .NET.

Por outro lado, o Visual Studio Tools for Office está entrando com tudo para quem quiser integrar aplicações .NET ao Word e Excel. Sendo assim, você poderá montar um DataReader ou um DataTable lido através do SQL Server, abrir o Excel, montar uma planilha com todos os dados lidos anteriormente e gerar um gráfico ou uma tabela dinâmica. O detalhe é que você estará executando tudo isso dentro do Visual Studio .NET. Este tipo de integração permite criar aplicações robustas e usar o Excel e o Word como Front-End. Com isto, o usuário terá uma interface conhecida e não sentirá nenhuma dificuldade em manusear a aplicação. Uma vez tendo a planilha ou o documento salvo, você pode usar todos os recursos de Excel ou do Word para continuar o trabalho, incluindo fórmulas, formatações, etc.

Você deve estar se perguntando o que vai acontecer com o VBA - Visual Basic for Applications, que é a linguagem utilizada para desenvolver aplicações no MS-Office. Ele não deixará de existir tão cedo, mesmo porque existem milhares de aplicações em VBA e não pense que o VSTO vai substituir o VBA (não existem razões para isso). Portanto, continuem desenvolvendo em VBA que temos muito caminho pela frente.

Deixe-nos saber o que você espera que a Microsoft prepare para o futuro das linguagens, produtos e aplicações. Participe conosco desta evolução, envie-nos a sua opinião.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados