Revista MSDN Magazine Edição 08 - Palavra do Editor

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 08

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Palavra do editor

Neste mês, teremos uma edição especial voltada exclusivamente para as novidades que a Microsoft está preparando para o futuro. Muitos desenvolvedores já ouviram falar das novidades das ferramentas e linguagens, mas aproveito para reiterar aos leitores um ponto importante com relação a esses produtos: a Microsoft não divulgou nenhuma data provável de lançamento. Não adianta insistir nem especular, qualquer data anunciada no mercado não terá veracidade até que a Microsoft se pronuncie oficialmente sobre o assunto. Portanto, atualmente a melhor ferramenta para o desenvolvimento de aplicações é o Visual Studio .NET 2003, e é com ela que você ficará por um bom tempo criando, integrando soluções e estruturando sua equipe de desenvolvimento. Se você ainda tiver dúvidas quanto à ferramenta, pergunte a quem já a utiliza.

Outro fator importante a ser esclarecido é que todas as informações e artigos publicados na revista são públicos, ou seja, se você pesquisar nas fontes da Microsoft e nos eventos, perceberá que algumas informações já foram divulgadas. Antes de tornar um software disponível para comercialização, provavelmente você faz uma enxurrada de testes, mas com certeza a Microsoft faz muito mais que isso. Durante o processo de concepção, desenvolvimento e testes (até chegar a versão final do produto) são percorridas diversas etapas, já que os times da Microsoft estão preocupados em deixar o produto completamente pronto para o mercado (haja visto o número de beta-testes no mundo). O próprio processo de inclusão de novos recursos nas ferramentas e linguagens, bem como de novos conceitos, comandos, metodologias etc. resulta das pesquisas da Microsoft junto à comunidade de desenvolvedores, feitas com o intuito de atender efetivamente a quem desenvolve as aplicações.

Em julho teremos mais um Professional Developer’s Conference (PDC Brasil 2004), a ser realizado em São Paulo. Na coluna do Leonardo, você encontrará os detalhes deste encontro imperdível para qualquer bom desenvolvedor. É uma oportunidade para você ter contato com os melhores profissionais do mercado, fazer o seu network, conversar e tirar dúvidas com os MVPs e RDs e, acima de tudo, manter-se atualizado com a tecnologia.

Os artigos abordados nesta edição focam as ferramentas e linguagens, mas estamos apenas mostrando alguns dos recursos que serão lançados nas futuras versões em desenvolvimento pela Microsoft. É impossível destacar qualquer artigo, todos são excelentes. Para quem trabalha com o ASP.NET, recomendo a leitura do artigo do Miguel, que aborda novos conceitos com muito menos código escritos. Brian Goldfarb, Technical Product Manager em ASP.NET, contou-me que escreveremos cerca de 70% menos códigos nas páginas. Eu disse a ele que estava completamente surpreso, pois com o ASP.NET 1.0 já é bastante produtivo criar as páginas. Então, ele acrescentou: espere até ver os novos controles, como, por exemplo, o Datagrid!

Sobre o VB.NET, o Wallace descreve o que mudará tanto em nível de linguagem quanto na ferramenta (o VS .NET). Já no Visual C#, o Mauro e o Juval Lowy mostram as novidades que a linguagem promete para a próxima versão. Vale destacar que essas novidades são frutos de constantes pesquisas do time de C#.

O artigo sobre o Framework 2.0 é excelente. Michael Weinhardt e Chris Sells descrevem com tanta facilidade o poder do novo Framework que me faz pensar: será que existirá algo tão ou mais fácil assim?

Para quem é fã do SQL Server, o Guilherme aborda o Yukon. Leia e saiba onde e como o Yukon facilitará o gerenciamento de banco de dados, a integração com o CLR, o T-SQL, o XML, o XQuery, etc. Por falar em SQL Server, também haverá novidades no SQL Server CE (codinome Laguna) e, quando for oportuno, publicaremos um artigo sobre o assunto.

Para a comunidade de FoxPro, o Fábio Vasquez buscou as informações diretamente com o time de FoxPro da Microsoft. Ele descreve as promessas para a nova versão, incluindo o acesso a dados, XML, integração com o .NET, ambiente de desenvolvimento, UI, report designer e recursos de linguagem.

Responda rápido: como você faz atualmente o deploy de uma aplicação .NET? Se você respondeu que é por meio do Xcopy ou do recurso copiar e colar, acertou. Se você já considera esse método veloz, espere até ler o artigo sobre o ClickOnce. Aí sim, você verá realmente o que é ser rápido com um único clique.

Mais uma vez, quero ressaltar que as informações contidas nesta edição servem apenas para mostrar ao desenvolvedor o que a Microsoft planeja lançar no futuro, portanto, não se preocupe com a data, é como se mostrássemos a vocês o que virá daqui a alguns anos. Boa leitura e boa viagem na tecnologia.

No stress, think .NET.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados