Revista MSDN Magazine Edição 13 - Criando uma Barra de Progresso

Neste artigo, vou ajudá-lo a implementar um controle de usuário personalizado — uma barra de progresso animada que executa círculos contínuos.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Criando uma Barra de Progresso

por Duncan Mackenzie

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias:

·Controle personalizado

·Interface com usuário

Visual Basic .NET

 

Download:

AdvancedBasics0410.exe (151KB)

Chapéu

Windows Form

 

 

Em muitas situações, estimar com precisão a duração de um determinado processo (copiar um arquivo grande, carregar dados a partir de um servidor, recuperar arquivos da Internet) pode ser igualmente difícil e ineficaz. No final das contas, o que existe é um processo que leva tempo suficiente para que o usuário aguarde, porém você não tem uma maneira fácil de indicar a porcentagem da tarefa que foi concluída. Uma barra de progresso regular seria um tanto menos sugestiva, e você precisaria de algum tipo de indicador "Working…".

O Windows® geralmente usa o ícone animado do Windows no canto superior direito do Microsoft® Internet Explorer durante a carga da página, e você pode criar e exibir seu próprio arquivo AVI ou GIF animado GIF se quiser personalizá-lo um pouco. Pessoalmente, prefiro usar uma abordagem mais flexível — um controle de barra de progresso animado e repetitivo. O uso de um controle me permite configurar a aparência da animação para diferentes aplicativos, e é muito mais fácil de incorporá-lo à UI de um Windows Forms.

Nesta artigo, vou ajudá-lo a implementar um controle de usuário personalizado — uma barra de progresso animada que executa círculos contínuos. O estilo próprio deste controle foi inspirado em uma noite que passei assistindo à UI de instalação do Windows XP. Ao final da instalação, os pequenos quadrados verdes hipnóticos haviam se fixado em meu cérebro, e senti uma necessidade incontrolável de tentar recriar alguma coisa semelhante em meu próprio controle. É claro, nem todo mundo gosta de quadrados verdes, por isso tentarei facilitar ao máximo a configuração da aparência do controle. O resultado será uma barra de progresso que exibe quadrados ou círculos e que expõe propriedades para controlar a velocidade da animação, o tamanho dos elementos gráficos, e muito mais (veja a Figura 1). O indicador de progresso propriamente dito será uma forma simples (círculo ou quadrado) desenhada de maneira um pouco maior do que o restante, que dará a impressão de se mover no controle em uma taxa fixa.

 

Figura 1 Minha Barra de Progresso

 

Que Tipo de Controle Você Deve Usar?

Quando desenvolvo com o Windows Forms, gosto de classificar o controle do desenvolvimento em três categorias: controles de usuário, controles herdados e controles personalizados. Os controles de usuário são os controles de estilo do Visual Basic® tradicional (pré-.NET), uma superfície de design na qual você combina vários outros controles. Os controles herdados permitem que você crie em cima de controles existentes, tais como o TextBox, escreva apenas o código de que precisa e obtenha toda a funcionalidade existente gratuitamente. Por fim, os controles personalizados herdam apenas da classe base do Control e são perfeitos para as situações em que você quer efetuar todo o trabalho gráfico por conta própria. Aqui, utilizo um controle personalizado porque não pretendo hospedar nenhum outro controle e estarei fazendo todo o desenho por conta própria."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados